Artista » Bandas Maria Pretinha e Mary Bee

  • Área cultural: Música
  • Comunidade: Vila São Tomás
  • Telefone(s): (31) 8783-2171
  • Classificação: bateria; rock;

Descrição:

Bandas Maria Pretinha e Mary Bee
As irmãs Cinara Motta e Cíntia Motta, moradoras da Vila São Tomás, fundaram em 2000 a Banda Maria Pretinha, com a intenção de fazer covers do rock dos anos 70 e ser uma banda feminina, formada por mulheres cantoras e instrumentistas. Só depois convidaram um instrumentista do sexo masculino, um baterista.
No decorrer do tempo, o grupo foi amadurecendo, mudando o estilo compondo e cantando músicas próprias. Em 2006 a banda gravou um EP com quatro composições próprias, das duas cantoras e seus parceiros.
Maria Pretinha foi umas das bandas selecionadas na 1º edição do Projeto Vozes do Morro, em 2008, realizado pelo SERVAS e Governo do Estado de Minas. A música escolhida foi “Mané Money”, gravada na coletânea do projeto juntamente com outros artistas das comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana. Segundo Cinara, “a participação do grupo no projeto trouxe um retorno interessante para a banda em relação à mídia”, pois além do disco houve um show de encerramento na casa de shows “Free Gells’”, e a gravação de um videoclipe que foi muito veiculado na televisão, Rede Minas e Rede Globo. Com o projeto, Maria Pretinha chegou a participar de vários festivais de musica do estado de Minas Gerais.
Hoje o grupo tem nova formação: quatro mulheres e um homem, baterista, contratado como freelance. Na formação principal estão Cíntia Motta (baixista e cantora), Cinara Motta (guitarrista), Fernanda Paula (cantora), e Cristina Campos (backing vocal). O grupo se apresenta em bares e festas particulares, com seu repertório dedicado ao rock dos anos 70.
Há nove anos as integrantes da banda desenvolvem trabalhos sociais na creche São Tomás de Aquino, com aulas de canto, voz, percussão e flauta. O trabalho social é feito pelo projeto “Projeto Fórum de Desenvolvimento Humano” fundado pela produtora da banda, Cilene Motta, localizado na vila São Tomás. As oficinas são realizadas pelo Núcleo Artístico Maria Pretinha – NAMP, com oficinas artísticas diversas para crianças e jovens da comunidade, além de cursos de informática.
Devido ao trabalho autoral de composições próprias, as irmãs Cinara e Cintia sentiram a necessidade de fundar outra banda, com um repertório estilo “retrô” e influências do rock. A banda Mary Bee foi formada em 2009, com Cíntia Motta no baixo e vocal, Cinara Motta na guitarra, Vinicius Ribeiro na percussão, Danilo Temponi na bateria, Renato Soares como cantor e violonista e Alexandre da Mata na guitarra, arranjos e produção musical. A produção da banda é feita em família por Cilene Motta.
A banda já participou na abertura de shows da banda carioca O Rappa, na turnê de 2009, em cidades do interior de Minas Gerais, além de se apresentar diversas cidades de Minas e eventos em Belo Horizonte.
Em 2010 o grupo lançou o CD “O silêncio vai dizer”, com 12 músicas próprias, entre elas a regravação de “Mané Money”. A música de trabalho é “Tudo Acabou”.

Outros artistas da comunidade

Entidades da comunidade

Outras comunidades