Conjunto Taquaril População: 17712

O Conjunto Taquaril está localizado na região leste de Belo Horizonte, entre os bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e a divisa com o Município de Sabará. A ocupação do local teve início em 1981, numa área que pertencia a CODEURB – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais e parcelada em sítios.

O Conjunto Taquaril está localizado na região leste de Belo Horizonte, entre os bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e a divisa com o Município de Sabará. A ocupação do local teve início em 1981, numa área que pertencia a CODEURB – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais e parcelada em sítios. Segundo o Plano Global da Urbel, o Conjunto Taquaril é dividido em 14 setores, sendo que parte do setor 12 e os setores 13 e 14 pertencem à região conhecida como Castanheiras, município de Sabará.

Segundo moradores mais antigos da comunidade, por volta de 1984, através do CAC-AVC – Centro de Ação Comunitária Alto Vera Cruz, iniciou-se um grande movimento de luta pela moradia no Alto Vera Cruz, na época organizado por Paulo Augusto dos Santos, hoje vereador, conhecido como Paulão. Este movimento reuniu cerca de oito mil famílias, vindas de todas as regiões de Belo Horizonte. Foram meses de luta, em que o grupo ia a pé do Alto Vera Cruz até às portas da Prefeitura Municipal ou até o Palácio da Liberdade. Líderes comunitários contam que durante estas caminhadas ocorreram repressões dos policiais e sofrimento.

Em 1987, a Prefeitura de Belo Horizonte, após a reivindicação do movimento dos “sem-casa”, parcelou novamente a área dos sítios do terreno da extinta CODEURB em lotes de 150 m2 para atender a mais ou menos duas mil famílias. Segundo Sr. Oswaldo Lopes Pedroso, as famílias precisavam construir suas casas e se mudar num prazo de apenas três meses, daí os moradores organizaram grupos de trabalho para limpar os terrenos e construir as casas em mutirão. Nesta época foi fundado o Centro Comunitário Pró-Construção e Desenvolvimento do Taquaril, tendo à frente Josefina Ana da Silveira Lopes, a Jô.
Segundo Jô, que gosta e tem um carinho especial pelo lugar onde mora, “o Taquaril foi construído pelas mulheres, pois os homens iam trabalhar e as mulheres ficavam no bairro trabalhando na construção das casas”. Ela conta também que para que chegasse a energia elétrica no bairro foi uma luta, e eles precisaram colocar nomes nas ruas num tempo recorde, pois, caso contrário, a CEMIG não ligaria a luz. A solução encontrada pelos moradores foi denominar as ruas com nomes de bairros da cidade, como Mangabeiras, Esplanada, Salgado Filho, Céu Azul, União, Gameleira, Funcionários e outros. Depois de muita luta, os moradores foram conquistando os serviços básicos como redes de água, saneamento, escolas públicas e postos de saúde.

Após a ocupação inicial, a área do conjunto Taquaril cresceu desordenadamente, com ocupações em áreas verdes e institucionais, margens de córregos e outras consideradas áreas de risco geológico eminente, problema agravado pelo solo filitoso do local. O adensamento também se deu pelo subdivisão informal de lotes, que atualmente comportam duas ou mais famílias cada.

Considerando sua complexa problemática urbanística e social, o Conjunto foi objeto de um Plano Diretor próprio, elaborado pela URBEL em 1995 e atualizado em maio de 2001, que apontou a necessidade de grande número de remoções na área e um grande número de intervenções urbanísticas. Entretanto, ainda não há recursos para implantação destas propostas, encontrando-se em fase de negociações entre URBEL/PBH e Banco Mundial a inclusão do Conjunto no Programa Vilas Urbanizadas.

Calendário

Festa Mês Dia Local
Arte do Morro Marco Praça Ernesto Che Guevara – Todo 2º sábado de cada
Corrida Rústica Abril 1 Estrada Velha de Nova Lima
Festa do Tabernáculo Dezembro Igreja Shekinah – Rua Alair Pereira da Silva nº:
Festa Junina – Quadrilha Junho Escola Municipal Fernando Dias Costa
Festa Junina da Paróquia São Gabriel Junho Praça Ernesto Che Guevara
Sarau de Poesias Junho Escola Municipal Fernando Dias Costa

Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril
Conjunto Taquaril

Artistas

A pesquisa realizada pela equipe da ONG Favela é Isso Aí e correspondentes bolsistas da comunidade revelou que existem pelo menos 128 artistas solos e grupos culturais no Conjunto Taquaril. A maior parte da produção artística é na área de artesanato, somando 65 cadastros. Em segundo lugar está a música, atividade desenvolvida por 38 cadastrados da comunidade. A área das artes plásticas é a terceira manifestação artística presente, com 21 cadastrados. A comunidade conta também com manifestações na área da dança, teatro e literatura. A novidade entre os cadastros foi o Grupo Causa, que trabalha na área de Segurança Alimentar e Plantas Medicinais, com produção de alimentos e remédios caseiros. A maior necessidade, relatada por 100% dos artistas, foi a de recursos materiais e financeiros. A falta de espaço para produzir, ensaiar e apresentar foi citada por quase 40% dos artistas, seguida pela necessidade de divulgação. Veja a seguir a listagem dos artistas cadastrados: