Regional Borges (Sabará) População: 7000

A Regional Borges encontra-se às margens da BR-381. Quem passa, hoje, pela região não imagina que há 40 anos o local não tinha o mínimo de infra-estrutura urbana. A senhora Elísia Rodrigues Ignácio relembra que, nessa época, não havia água, luz, escolas e sequer linhas de ônibus que atendessem à população.

A Regional Borges encontra-se às margens da BR-381. Quem passa, hoje, pela região não imagina que há 40 anos o local não tinha o mínimo de infra-estrutura urbana. A senhora Elísia Rodrigues Ignácio relembra que, nessa época, não havia água, luz, escolas e sequer linhas de ônibus que atendessem à população. As casas eram feitas de adobe e pau-a-pique. Para mudar esse quadro, foi preciso muita luta dos moradores, que, por meio de abaixo-assinados e associações, conseguiram melhorias para a localidade.

A senhora Elísia conta, ainda, que sempre ouviu falar sobre os primeiros moradores que vieram procurar ouro no Rio das Velhas. No caso da Vila Borba Gato, essa herança dos tempos de mineração é evidente no próprio nome do local. Afinal, Borba Gato foi um famoso bandeirante paulista que, junto com Fernão Dias, desbravou a região onde Sabará está localizada, em busca de pedras preciosas. A senhora Zilda do Nascimento, que reside há 40 anos na vila, comenta que, antes de receber esse nome em homenagem ao ersonagem histórico, o local era chamado de Caminha Nova.

De acordo com dados da Prefeitura de Sabará, a ocupação da região aconteceu, em sua maioria, de forma irregular. Por isso, muitos moradores têm a posse, mas não possuem a escritura do terreno. Atualmente, a regional é reconhecida por apresentar uma grande quantidade de empresas.

Regional Borges (Sabará)
Regional Borges (Sabará)

Artistas

A Regional Borges encontra-se, hoje, bem servida de equipamentos urbanos, em vista da situação encontrada há algumas décadas. Contudo, a população ainda carece de alguns serviços públicos, como consultório dentário, ambulâncias, ensino médio e espaços de lazer (praças, quadras etc.). Outra demanda dos moradores é por um posto policial, já que a região é atendida pelo posto de General Carneiro. Além disso, ainda se encontra muitos domicílios que escoam seus esgotos no córrego. É importante notar que a mobilização comunitária em torno dessas demandas ocorre principalmente em Borba Gato, por ser o único bairro que possui associações. Uma característica que merece destaque na regional é a falta de projetos sociais ou mesmo políticas públicas voltadas para a qualificação profissional, visto que as empresas localizadas na região reclamam mais qualidade da mão-deobra local. Na Regional Borges, foram cadastrados 11 equipamentos, sendo duas associações comunitárias, quatro escolas municipais, um centro de educação infantil, um posto de saúde, uma ONG, uma horta comunitária e um Centro de Referência Social. Confira as entidades cadastradas na regional.