Vila São Rafael População: 2117

A Vila São Rafael fica na Região Leste de Belo Horizonte, no bairro Pompéia. Walter de Menezes, morador da comunidade há mais de 70 anos, conta que a vila surgiu em 1938 e foi ocupada por pessoas que trabalhavam em uma pedreira, que ficava próxima ao local.

A Vila São Rafael fica na Região Leste de Belo Horizonte, no bairro Pompéia. Walter de Menezes, morador da comunidade há mais de 70 anos, conta que a vila surgiu em 1938 e foi ocupada por pessoas que trabalhavam em uma pedreira, que ficava próxima ao local. Alguns contam que a região era uma fazenda inativa, outras dizem que era um terreno da Prefeitura. De acordo com D. Elza Maria Gonçalves, o local onde hoje fica a vila era um matagal com várias nascentes.

A vila recebeu o nome de São Rafael, na década de 1970, depois da construção da Escola Municipal São Rafael. A comunidade já foi conhecida também como Gogó da Ema. Segundo um dos entrevistados, casos de polícia deram origem ao apelido.

A primeira Associação Comunitária, de acordo com moradores, surgiu no final da década de 1960, início de 1970, e o primeiro presidente foi o Sr. Antônio da Costa Miranda, já falecido. De acordo com o Sr. Walter, com ajuda de Frei Paulo Castagna a comunidade conseguiu material de construção para pavimentar a maior parte dos becos. Entre as benfeitorias citadas pelos moradores está a construção da Creche Grazia Barreca Castagna, fundada em 1989, pelo mencionado Frei Paulo.

A história de D.Elza dos Santos Gonçalves, que mora na vila há 24 anos, mostra que, apesar de antiga, a São Rafael continuou recebendo novas ocupações nas últimas décadas. Ela conta que, quando se mudou, havia na comunidade um depósito de lixo e o Ribeirão Arrudas passava dentro da vila. De acordo com ela, a LBA – Legião Brasileira de Assistência ajudava muito a comunidade.

Dados da COPASA indicam que o abastecimento de água chegou à vila em 1989 e o esgoto em 2004. Segundo dados da CEMIG, a comunidade recebeu energia elétrica no mês de abril de 1984.

Os moradores entrevistados dizem que a vila já foi um lugar melhor para viver, com mais liberdade e menos violência. Ainda assim, confirmam que continuam gostando de morar na comunidade.

Calendário

Festa Mês Dia Local
Dia da Consciência Negra Novembro 20 Dentro da vila – na Rua Itajubí
Dia das Crianças Outubro 12 Dentro da vila – na Rua Itajubí – e na E.M. São Rafa
Festa Junina Junho 12 Dentro da vila – na Rua Itajubí – e na E.M. São Rafa
Natal Dezembro 25 Dentro da vila – na Rua Itajubí
Vila São Rafael
Vila São Rafael
Vila São Rafael
Vila São Rafael
Vila São Rafael
Vila São Rafael
Vila São Rafael
Vila São Rafael

Artistas

A pesquisa realizada pela equipe da ONG Favela é Isso Aí e correspondentes bolsistas da comunidade revelou que existem pelo menos 13 artistas-solo e grupos culturais na Vila São Rafael. A maior parte da produção artística é na área de artesanato, somando 08 cadastros (61,53% do total). Em segundo lugar, sobressai-se a dança, com 04 representantes (30,76%). Foi encontrado também um grupo da área de música (7,69%). A maior necessidade relatada pelos entrevistados é a falta de espaços para produzir, ensaiar, expor e/ou apresentar seu trabalho, tendo sido citada por 10 pessoas (69,23%). A necessidade de recursos materiais e financeiros foi relatada por cinco artistas (46,15%).