Vila Senhor dos Passos População: 3138

A Vila Senhor dos Passos está localizada na região Noroeste de Belo Horizonte, entre os bairros Lagoinha e Santo André, próximo ao centro da cidade. A vila passou a ter esse nome na década de 80, com a construção da Capela Nosso Senhor dos Passos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha.

A Vila Senhor dos Passos está localizada na região Noroeste de Belo Horizonte, entre os bairros Lagoinha e Santo André, próximo ao centro da cidade. A vila passou a ter esse nome na década de 80, com a construção da Capela Nosso Senhor dos Passos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha. Segundo moradores mais antigos, a vila chamava-se “Buraco Quente”, devido às brigas freqüentes entre mulheres ciumentas. Até hoje alguns moradores se referem à vila dessa forma ou a chamam, apenas, de “Buraco”.

A Localidade onde se situa a vila era uma fazenda, de propriedade de um membro da família Mata Machado, que no início do século passado doou a área, uma mata aberta de fácil ocupação, para que a Igreja pudesse repassá-la às famílias pobres. Os documentos mencionam que os primeiros moradores ali se estabeleceram em meados do ano de 1914. A vila começou com duas pequenas casas e se expandiu gradualmente até chegar aos dias atuais com cerca de 1060 domicílios, sendo que 73% não possuem título de propriedade.

Até a década de 50, as condições de vida na vila eram muito precárias. Segundo moradores mais antigos, a estrutura local era muito precária, as ruas eram esburacadas e de terra, os caminhos feitos por trilhas, becos estreitos e o esgoto a céu aberto. A vila nessa época não possuía rede de abastecimento de água, sendo que os moradores utilizavam poços para conseguir água. Mais tarde foram construídos chafarizes em alguns pontos da vila, sendo o primeiro por volta de 1960. Os moradores acordavam muito cedo para buscar água e enfrentavam filas enormes. A energia elétrica era comumente obtida através de ligações clandestinas e os chamados “bicos de luz” ou “gatos”.

As primeiras melhorias surgiram em 1956, através da Associação Sociedade Pró-Melhoramento, presidida por Chico Nascimento (Francisco Faria do Nascimento), um dos pioneiros do movimento comunitário em Belo Horizonte. Fundou também a União de Defesa Coletiva, na Pedreira Prado Lopes, e tornou-se presidente da União dos Trabalhadores Favelados de Belo Horizonte. Estas entidades trabalharam ativamente até 1964. Com o golpe militar, Francisco foi preso e o movimento existente, desarticulado.

A expansão da rede elétrica na vila foi iniciada na década de 70, o mesmo ocorreu com o abastecimento de água. Apenas na década de 90 e nos últimos anos foi iniciado o serviço de esgoto e saneamento no local e atualmente os serviços de infra-estrutura foram expandidos à quase toda a população. Hoje os moradores reclamam do transporte público que não percorre a vila, trafegando apenas no seu entorno.
A Vila já foi alvo do Programa Alvorada, desenvolvido pela URBEL e pela AVSI – Associação de Voluntários para o Serviço Internacional e tem em desenvolvimento o Programa Habitar Brasil – BID, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

No início dos anos 90, alguns militantes da antiga Associação União Prado Lopes, reuniram-se para criar uma entidade específica da vila, sem vínculos com a Pedreira, o atual Movimento dos Moradores da Vila Senhor dos Passos. O movimento não tem sede própria na vila, mas seus dirigentes lutam por melhoramentos das condições na comunidade, através de parcerias com órgãos públicos e outras entidades.

Os moradores da Vila Senhor dos Passos criaram fortes laços comunitários entre si, e consideram a vila um bom lugar para viver, próximo ao centro da cidade, com acesso aos serviços públicos nas áreas de educação e saúde. Porém reclamam da falta de um centro cultural na vila, para que os muitos artistas residentes na comunidade possam desenvolver suas atividades.

Calendário

FestaMêsDiaLocal
Congado – Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São João BatistaMaioNas ruas da Comunidade
Congado – Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São João BatistaOutubroNas ruas da Comunidade
Festa de Nossa Senhora da ConçeiçãoDezembro8Paróquia – Rua Além Paraíba – 152 Lagoinha
Festa de Nossa Senhora de Fátima – Padroeira da VilaMaio13Capela Senhor dos Passos – Rua Vivina do Nascimento
Festa de Nossa Senhora do RosárioMaioParóquia – Rua Além Paraíba – 152 Lagoinha
Festa de Santa EdwigesOutubro16Paróquia – Rua Além Paraíba – 152 Lagoinha
Festa Santa Terezinha do Menino JesusOutubro1Paróquia – Rua Além Paraíba – 152 Lagoinha
Festas Religiosas – Paróquia Nossa Senhora da ConceiçãoMarcoParóquia – Rua Além Paraíba – 152 Lagoinha
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos
Vila Senhor dos Passos

Artistas

A pesquisa realiza pela Ong Favela é isso aí e correspondentes bolsistas da comunidade revelou que existem 31 artistas solos e grupos culturais na Vila Senhor dos Passos. A maior parte da produção artística é na área de artesanato somando 16 cadastros (51,6%). Em segundo lugar está a música, atividade desenvolvida por nove (29,0%) cadastrados da comunidade. As atividades de artes plásticas encontram-se em terceiro lugar na vila, com quatro representantes (12,9%), ao passo que teatro e dança são desenvolvidos por três grupos cada (9,7%). Foi encontrado um único grupo ligado à área do folclore/religiosidade, que é a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São João Batista, em atividade há mais de 60 anos. Quanto às necessidades dos artistas da vila, em geral estão relacionadas à falta de recursos materiais e financeiros para produção de seu trabalho artístico, bem como falta de divulgação e apoio.