Vila Tiradentes População: 1905

Por volta de 1942 várias pessoas foram removidas de suas casas como parte de um programa tido como ação de “desfavelamento” em Belo Horizonte. Alguns desses moradores foram encaminhados para onde hoje é o bairro Concórdia, onde já se encontravam três ou quatro famílias.

Por volta de 1942 várias pessoas foram removidas de suas casas como parte de um programa tido como ação de “desfavelamento” em Belo Horizonte. Alguns desses moradores foram encaminhados para onde hoje é o bairro Concórdia, onde já se encontravam três ou quatro famílias. Este nome foi dado ao local porque moradores removidos concordaram com a mudança de suas casas em troca de loteamento. O assentamento foi denominado “Vila Proletária da Concórdia”. Segundo dados da Urbel, esse novo núcleo residencial era formado por pessoas que vinham do Barroca, sendo a maioria dos homens operários da construção civil e das mulheres, lavadeiras.

Com o tempo o espaço foi ficando pequeno, pois as famílias cresciam e parentes do interior vinham para a capital, principalmente emigrantes de Governador Valadares e de Teófilo Otoni. Essas pessoas ocuparam então a área vizinha ao bairro, a qual, mais tarde, foi chamada Tiradentes. Até mesmo os moradores mais velhos desconhecem a origem desse nome. Alguns acreditam que foi uma homenagem ao inconfidente, outros por causa do campo Inconfidência que fica próximo à vila. O processo de ocupação se deu de forma pacifica, poucos moradores foram retirados pela Prefeitura. A princípio, não existia nenhum tipo de infra-estrutura na vila, a energia elétrica era compartilhada por “gatos”. Apesar de não haver saneamento, a água era abundante, retirada de três nascentes, o que privilegiava as lavadeiras.

Em meados da década de 70 o campo de futebol do Concórdia também foi ocupado por pessoas que vinham do Vale do Jequitinhonha e de Valadares. Essa ocupação diminuiu a área de lazer da comunidade e gerou conflito com os moradores mais antigos. Em 1986 foi fundada a primeira associação local a ASCOFATI – Associação Comunitária da Favela Tiradentes.

Calendário

Festa Mês Dia Local
Dia da Beleza Maio 1 Casa da Neido do Candomblé. Rua Purus
Festa do Bumba Meu Boi Maio 1 Ruas da vila Tiradentes e bairro Concórdia
Festa do Natal Dezembro 25 Campo de futebol do Inconfidência rua Purus
Festa dos Gongados Janeiro 13 Ruas da vila Tiradentes e bairro Concórdia
Festa Junina Julho Rua Padre Candinho
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes
Vila Tiradentes

Artistas

A pesquisa realizada pela equipe da ONG Favela é Isso Aí e correspondente bolsista da comunidade revelou que existem pelo menos 12 artistas solos e grupos culturais na Vila Tiradentes. A maior parte da produção artística é na área do Artesanato, somando 05 cadastros (41,66%). Em segundo lugar estão as áreas da Música e do Folclore e Religiosidade 03 cadastros (25%) cada na comunidade. Foi cadastrado um artista da área das artes plásticas na vila (8,33%). A maior necessidade relatada é a de recursos materiais e financeiros para produção do trabalho artístico, citada por 09 dos artistas entrevistados (75%). Quatro deles (33,33%) disseram ter necessidade de espaço para produzir, ensaiar, expor e/ou apresentar seu trabalho. Três (25%) disseram ter necessidade de divulgação de seu trabalho.