Caia na Teia 2005 é palco para Arte e Cultura mineira

“Espaço para compartilhamento e troca entre grupos de arte e cultura” é assim que Leri Faria, diretor artístico do Caia na Teia 2005, define o evento, realizado pela Rede Telemig Celular de Arte e Cidadania no dia 12 do último mês de novembro. A festa realizada em uma tarde de sábado, na Casa do Conde de Santa Marina, reuniu diversas oficinas e apresentações de circo, dança e música. Participaram do evento 15 das 17 entidades integrantes da rede. Na parte externa do local, foi montada uma tenda para as apresentações e no Galpão foi realizado um bazar cultural, formado por stands para exposição de trabalhos, venda, compra, empréstimo e troca de produtos das organizações e grupos que integram a proposta.

Este é o segundo ano de atividade da Rede e também a 2º edição da festa Caia na Teia. O objetivo da rede é promover o diálogo, a troca de experiências e a ação conjunta entre grupos e instituições que realizam atividades artísticas e culturais como instrumento de transformação social.

A ONG Favela é isso aí, como membro da Rede, também participou do Caia na Teia. Além de constituir o Quiosque Cultural, com stand contendo materiais da ONG, dentre eles o Guia Cultural de Vilas e Favelas, a organização fez a cobertura jornalística do evento e colheu depoimentos do público e grupos culturais participantes a respeito do papel da arte na transformação social. Veja em breve aqui no site o vídeo desse evento.
Uma das grandes novidades do Caia na Teia 2005 foi o lançamento do Quiosque Cultural composto pelo espaço de trocas inaugurado durante o evento e pela editoria de “classificados” no Envolva-se, boletim interno da rede. Ambos tem como objetivo é divulgar as ofertas e demandas dos grupos que compõe a rede, facilitando os intercâmbios entre eles.

Ao avaliar a festa, o diretor artístico do Caia na Teia 2005, Leri faria identifica progressos em relação ao ano anterior, mas pontua que ainda há muito que fazer. De acordo com ele, a ação coletiva oferece inúmeras possibilidades e é preciso que as pessoas entendam o que isso significa. “O Caia na Teia é um espaço que possibilita ver qual é o compromisso das pessoas na rede e como os grupos e entidades se colocam nas ações coletivas”, esclarece Faria.

Participaram do Caia na Teia 2005: Arautos do Gueto, Grupo do Beco, Negros da Unidade Consciente – NUC, Circo de Todo Mundo, Seraquê? Cultural, Centro Multiculturalismo Comunitário – CMC, Spasso Escola Popular de Circo, Salão do Encontro, Meninas de Sinhá, Aruê de Minas, Arte Favela, Wladimir Medeiros, Kilombola, Funarte Casa do Conde e Favela é Isso é Aí! A rede conta ainda com os integrantes Oficina de Voz – Babaya e a Associação de Amigos da Fundação de Educação Artística – FLAMA.