Faverock marca presença na cena musical de BH

“Transformar a cena cultural de Belo Horizonte, através da capacitação e da abertura de meios alternativos de produção”, esse é um dos objetivos do Faverock, de acordo com Robert Frank, membro do Movimento. O Faverock, criado em 1999, é formado por bandas independentes da periferia, bairros e Região Metropolitana da capital mineira.

No último mês de novembro, nos dias 19 e 20, o movimento realizou a 7º Mostra Faverock com programação diária de sete horas e show gratuito de 10 bandas. O evento foi realizado no Fernando Rock Bar, na rua Carlos Etiene de Castro, na Serra, próximo ao lugar de costume. A princípio, a mostra seria realizada entre as ruas Capivari e Alípio Goulart, na entrada do Aglomerado, como ocorre desde o 3º ano da festa, mas a organização não conseguiu o alvará da prefeitura. O local é estratégico e tem a ver com a proposta de promover o diálogo entre moradores das regiões centrais e periféricas.

A maior parte dos integrantes do movimento é composta por jovens artistas do Aglomerado da Serra e algumas delas surgiram por estímulo do próprio Movimento. A organização e gestão do Faverock são de responsabilidade dos membros, que além da mostra anual de bandas, realizada sempre entre outubro e novembro, também desenvolvem um informativo impresso.

Com o objetivo de agregar novos artistas e bandas de rock da Região Metropolitana, em 2004 o movimento realizou circuitos culturais, que serviram ainda para divulgar o Faverock e descentralizar as ações, até então com foco no Aglomerado da Serra.

Heberte Almeida, um dos idealizadores do movimento, avalia que o trabalho do Faverock abriu horizontes em relação à perspectiva de profissionalização e contribuiu para interação entre projetos de arte e cultura. Para o futuro, o Movimento planeja formação regular para as bandas integrantes e outros circuitos culturais.

Faverock integra o Guia Cultural de Vilas e Favelas

Como um dos movimentos de arte e cultura do Aglomerado da Serra, o Faverock integra o Guia Cultural de Vilas e Favelas e é parceiro da ONG Favela é isso aí, que acompanhou e fez a cobertura da 7º edição da mostra.

O Movimento Faverock é composto pelas bandas: Ars Debere, Carolina Diz, Distúrbio, Formes, Pelos de Cachorro, In-Solidum, Spiral, O Grito da Rosa, Seu Silva e Yvitu.