PROJETO “HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA”

Na última sexta-feira (27), o projeto “Hip Hop Educação para a vida” visitou a Escola Municipal Prof. Hilton Rocha, no bairro Mangabeiras, às 9 horas. A palestra-show do rapper Ice Band, em companhia dos integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S, foi a penúltima do circuito de apresentações em unidades de ensino municipais, tendo a cultura do hip hop como principal instrumento para mediação de conflito.

A 18ª instituição a ser contemplada pelo projeto, neste primeiro ano de atuação, será a Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, no bairro São Geraldo, no dia 3 de junho.  

O encerramento deste primeiro ano de atividades do “Hip Hop Educação para a vida”, idealizado e realizado por Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band, já está sendo planejado. As ações estão programadas para o dia 6 de junho, às 21 horas, no Teatro Dom Silvério.

Ice Band fará um balanço deste primeiro ano de atividades, que entre 2010 e 2011 visitou 18 escolas da rede pública municipal. Por unidade de ensino atendida, registrou-se uma média de 500 participantes, entre educadores e alunos de 7 a 12 anos.  “Tivemos uma aceitação muito boa. Os meninos gostam que se estabeleça diálogo com eles na linguagem deles. O que estamos desenvolvendo dentro das escolas tem tocado crianças e educadores”, comemora Ice Band.

Ice Band parte da própria experiência de vida para contar aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinqüência na juventude e superou o histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sociais e culturais.  

O rapper enfatiza a busca da sociedade por alternativas que garantam a segurança nas escolas, como a instalação de detectores de metais e o patrulhamento escolar. “Os próprios professores vivem momento de tensão com seus alunos. O projeto mostra que estamos juntos com toda essa comunidade escolar, que tenta buscar outras formas de mediação de conflito. A educação para vida se faz necessária neste momento”, completa.
  

O projeto é uma realização do Centro de Referência Hip Hop Brasil, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Segundo Ice Band, as ações do projeto terão continuidade no segundo semestre. A intenção é ampliar a área de atuação do “Hip Hp Educação para a vida” e chegar à esfera estadual, por meio de parcerias entre o projeto e as Secretarias de Estado da Educação e de Defesa Social.

Enquanto isso, o contato com alunos e educadores continua nas redes sociais e até mesmo em conversas por telefone. “Criamos um vínculo para mediação do conflito através da cultura do hip hop”, constata Ice Band. Para a palestra-show de encerramento do projeto, as rimas do hip hop ganharão potência com as bases eletrônicas.

A programação inclui o lançamento de CD – com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S – e do videoclipe da música Notícias do Brasil, produzido pelos alunos da oficina de vídeo, ministrada pela ONG Favela é isso aí para moradores do aglomerado da Serra dentro do projeto do Fundo da Infância e Adolescência – FIA e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com patrocínio do Instituto Oi Futuro.  

Informações  sobre o Projeto:
www.hiphopeducacaoparaavida.blogspot.com
Twitter: @hiphopeducacao  

Projeto Hip Hop Educação para a vida – palestra-show e lançamento de CD – com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S 03/06 – 09h – Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira – Rua Itaituba, 12, São Geraldo. 06/06 – 21h – Teatro Dom Silvério – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi