Inscreva-se para o 3º Festival Nacional de Vídeos Favela é Isso Aí

A ONG Favela é Isso Aí realiza a 3º Edição do Festival Nacional de Vídeos Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana. O principal objetivo do festival é apoiar e divulgar a produção audiovisual sobre a cultura das comunidades de baixa renda, vilas e favelas. Outra proposta é promover o intercâmbio e a reflexão sobre a diversidade cultural das periferias de Minas e do Brasil.
 
Sobre os filmes
Serão aceitos vídeos com duração de até 15 minutos, inéditos, filmados a partir de 2008, em qualquer tipo de suporte (dv-cam, beta, vhs, película, celular, etc). Podem se inscrever filmes realizados em qualquer formato, desde que enviadas cópias para exibição em Mini DV ou DVD.
 
Prazos
A inscrição eletrônica (via site) foi prorrogada e pode ser feita até o dia 31 de agosto. O envio das cópias por correio deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 10 de setembro. O resultado será divulgado pela internet até o dia 03 de outubro. As mostras paralelas e a mostra competitiva serão realizadas em novembro, quando serão conhecidos os vídeos vencedores.
 
Mostras
O Festival Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana terá uma mostra competitiva e mostras paralelas, com realizadores convidados pela organização do festival.
Para a mostra competitiva, serão selecionados e premiados filmes, produzidos em qualquer formato e linguagem, que tenham as comunidades de periferia como foco principal. Os vídeos devem retratar a cultura das comunidades periféricas ou podem ter temáticas variadas, inclusive aqueles produzidos em oficinas e projetos socioculturais realizados em vilas e favelas. Além da premiação para os primeiros colocados, os vídeos selecionados participarão das mostras itinerantes do Festival, nos centros culturais de Belo Horizonte, e, caso seja de interesse e autorizado pelo participante, poderão ser disponibilizados para visualização e download gratuito no site da ONG.
 
Festival 2008
A primeira edição foi realizada em 2008 e teve 118 filmes inscritos, de todo Brasil, dos quais 38 foram selecionados para a mostra competitiva. Naquele ano, a mostra itinerante foi realizada nas nove regionais da cidade de Belo Horizonte, nos centros culturais.
Na Categoria Imagens na Periferia, o filme premiado foi Cidade de Plástico, da diretora Liliane Sena, de Salvador. Na categoria Singular venceu 788, que tem na direção Fiell e Bruno Thomassin, do Rio de Janeiro. O vencedor na categoria Arte e Cultura Popular foi o filme Quarteirão do Soul de Davi Zocoli, de Brasília. E o público escolheu o filme Bibica, de Belo Horizonte, que levou o premio Júri Popular. Ainda foram concedidos dois prêmios de menção honrosa: um para o filme Guerreiras do Brasil, de Cacau Amaral e outro para Fábio Feter, pela excelência e inovação do conjunto da obra inscrita e selecionada para o festival.
 
Festival 2009
A segunda edição foi realizada em dezembro de 2009, com mostras paralelas nos centros culturais de Belo Horizonte e junto a cineclubes parceiros nas cidades de Sete Lagoas, Betim, São Paulo e São José dos Campos.
Foram exibidos 55 filmes, dos quais quatro foram premiados. Os premiados foram os vídeos: Damas (BH); Cidadão Oculto (BH); Iraque – Terra da Esperança (Marechal Deodoro- AL); Sonho Interrompido (RJ). Menção Honrosa: Viço da Terra (BH); Homens (Vitória); Quando a parede cai (BH).
 
Mais informações: (31) 3282-3816
www.favelaeissoai.com.br (link no pé da página)
Contatos para imprensa: (31) 9644 -2968 PAULA GRANJA