Experiência do Favela é Isso Aí será apresentada no II Workshop da Rede de Pesquisa em Favelas, no Rio de Janeiro

Acontece nos dias 15 e 16 de setembro de 2011, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, a segunda edição do Workshop da Rede de Pesquisa em Favelas, organizado pela UFRJ e UFMG, entre outras instituições.
No primeiro Workshop, realizado em agosto de 2010, várias lideranças do campo da pesquisa acadêmica e de políticas públicas voltadas para as favelas discutiram as estratégias de desenvolvimento econômico, moradia e segurança implementadas no país.
O segundo Workshop tem dois objetivos: por um lado, promover o diálogo entre gestores de políticas públicas, acadêmicos, lideranças comunitárias e moradores de favelas a respeito das vias de inclusão destas comunidades. Por outro, discutir e propor projetos de pesquisa que apontem para uma cidade mais integrada, mais sustentável e mais próspera.
A coordenadora do Favela é Isso Aí, Clarice Libânio, participa como palestrante no Painel 1: Cidadania urbana e estratégias de mobilização comunitária, que acontece no dia 15/09, quinta-feira, às 9:30 hs. Estão presentes também nesse painel Eliana Sousa e Silva, do Núcleo de Pesquisa de Rede de Desenvolvimento da Maré; e Mariana Cavalcanti (LAU/CPDOC/FGV), sob coordenação de Jailson de Souza (Observatório de Favelas).
Veja a seguir a programação completa.
 
II Workshop da Rede de Pesquisa em Favelas Comissão organizadora: Ana Celia Castro (IE/UFRJ); Camila de Araujo Ferraz, Caroline Teixeira Jorge (IPEA); Claude Cohen, Danielle Carusi Machado, Emmanoel Boff (IE/ UFF); Gary Dymski (UC,Riverside e CEDEPLAR/UFMG): Ilana Strozenberg (ECO/PACC/UFRJ e O Instituto); Manuel Thedim (IETS); Marco Crocco (CEDEPLAR/UFMG); Teresa Guilhon (O Instituto).
Data: 15 e 16 de setembro de 2011
Local: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – Av. República do Chile, 100 – Centro
Apoio: FAPERJ, BNDES
PROGRAMAÇÃO
 
15/09 – Quinta-feira
9h – Mesa de abertura
9h30 – 11h – Painel 1: Cidadania urbana e estratégias de mobilização comunitária – Eliana Sousa e Silva e Nucleo de Pesquisa de Redes de Desenvolvimento da Maré; Clarice Libanio (Favela é Isso Aí); Mariana Cavalcanti (LAU/CPDOC/FGV); Coordenador: Jailson de Souza (Observatório de Favelas)
 
 
11h15 – 12h30 – Painel 2: Políticas públicas para as favelas – Fernando Costa (UNICAMP/Caixa Federal); Silvia Ramos (CESeC/UCAM); Coordenador: Gary Dymski (UC, Riverside – Cedeplar/UFMG)
 
 
14h – 16h30 – Grupos de discussão
Temas: I. Cidadania urbana e estratégias de mobilização comunitária; II. Políticas públicas para economia das favelas; III. Políticas de segurança na cidade
 
 
16h30 – 18h – Relato dos trabalhos dos grupos de discussão pelos coordenadores
16/9 – Sexta-feira
9h30 – 10h45 – Painel 3: Propostas para a construção de cidades sustentáveis – Emmanoel Boff e Claude Cohen (Economia/UFF); Juliann Emmons Allison (UC, Riverside); Marko Princevac (UC, Riverside); Manuel Thedim (IETS); Coordenador : Marco Crocco (Cedeplar/UFMG)
 
11h – 12h30 – Painel 4: Políticas e estratégias culturais de integração urbana – Ivana Bentes (PACC/UFRJ); Marcos Vinicius Faustini (Agência Redes de Juventude e Laboratório Livre da Palavra); Itamar Silva (IBASE) Coordenador : Ilana Strozenberg (ECO/PACC/UFRJ e O Instituto)
 
14h – 14h30 – Painel 5: Reflexoes sobre politicas publicas as favelas – Ricardo Henriques (IPP)
 
14h30 – 16h30 – Grupos de discussão
Temas: I. Propostas para a construção de cidades sustentáveis; II. Projetos culturais e integração urbana; III. Outros temas de pesquisa sobre favelas
 
16h30 – 17h30 – Relato dos trabalhos dos grupos de discussão pelos coordenadores
17h30 – 18h – Encerramento.