Conheça os novos livros Prosa e Poesia no Morro

No último dia 11 de agosto foi realizado no Sesc Palladium o lançamento de quatro novos livros da série Prosa e Poesia no Morro, dentro da Mostra de Arte, cultura e cidadania Favela é Isso Aí.

Este projeto  foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura / Prefeitura de Belo Horizonte e foi patrocinado através de renúncia fiscal de recursos do ISSQN das empresas Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. – BDMG e ArcelorMittal.

Prosa e Poesia no Morro 2016 é uma ação de continuidade do trabalho iniciado em 2002, de mapeamento cultural das favelas da capital mineira, que culminou no lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, iniciativa pioneira e única no país, que desde então vem servindo como fonte de referência e consulta para diversos trabalhos e instituições, públicas e privadas.

Como sequencia desse estudo surgiu a ONG Favela é Isso Aí, que desde 2004 vem desenvolvendo uma série de trabalhos que tem como fundamento as conexões entre arte, cultura e transformação social, contribuindo para a discussão, fortalecimento, apoio e divulgação das manifestações artísticas das comunidades de baixa renda.

Dentre os diversos projetos desenvolvidos, o Favela é Isso Aí habilitou-se como editora junto à Biblioteca Nacional em 2008, realizando inicialmente a publicação da coleção Prosa e Poesia no Morro, além de publicar livros de terceiros.

 

O perfil da coleção

Lançada em 2008, a coleção Prosa e Poesia No Morro publicou inicialmente cinco volumes, quais sejam:

– Volume 1 – Banco da Memória –  traz a história, cadastro de entidades e de artistas de 18 comunidades de BH, pesquisadas no 1º ano do projeto Banco da Memória: os conjuntos Felicidade e Conquista da União e as vilas Marieta, São Rafael, São Miguel, Nossa Senhora do Rosário, Maria, Taquaril, Mariquinhas, Senhor dos Passos, Sumaré, Novo Ouro Preto, Imbaúbas, Apolônia, Acaba Mundo, Cemig, São Benedito Presidente Vargas e Califórnia;

– Volume 2 – Produção literária – coletânea dos principais textos, entre prosa, poesia e contos, produzidos por artistas de vilas e favelas de Belo Horizonte e recolhidos através de chamamento público.

– Volume 3 – Receitas da Comunidade – o livro com as principais receitas das favelas de Belo Horizonte foi dividido em capítulos temáticos: bolos, salgados, carnes, pães, massas, salgados, petiscos, caldos, entre outros. E ainda tem mais três capítulos especiais, dos grupos parceiros: Causa e Semear, que reúne moradores do Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas e As Doninhas da Vila Presidente Vargas.

– Volume 4 – Ensaios – o livro “Pensando as favelas de Belo Horizonte – Ensaios” reúne artigos de profissionais ligados à área das ciências sociais, comunicação e ciências humanas que escrevem sobre a situação das vilas e favelas da capital.

– Volume 5 – Artesanato – no livro “Mostra de Artesanato” foram reunidos doze trabalhos desenvolvidos por grupos, artesãos-solo e cooperativas de várias comunidades de Belo Horizonte.

Em 2015, foi lançado o Volume 6 – Arte, cultura e transformação social – Caderno de Experiências, como produto do Seminário de mesmo nome, que reuniu cerca de 30 experiências de projetos socioculturais que lidam com a temática.

Em 2016, com a Coleção transformada em Série, estão sendo publicados mais quatro volumes:

– Banco da Memória 2016: Ocupações urbanas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com o grupo de pesquisa PRAXIS / EA / UFMG, traz informações sobre 22 ocupações da Capital e RMBH, incluindo dados culturais, sociais, urbanísticos e jurídicos. Suas organizadoras são Clarice Libânio e Denise Morado Nascimento;

– Favelas e periferias metropolitanas: exclusão, resistência, cultura e potência, com ensaios de especialistas sobre a situação sociocultural, socioeconômica e socioespacial dos territórios de exclusão na RMBH. Organizado por Clarice Libânio, traz textos de 19 autores, convidados ou selecionados através de edital público;

– Grupo do Beco e Casa do Beco: 20 anos de trajetória artística e comunitária, comemoração dos 20 anos de criação do Grupo do Beco, da Barragem Santa Lúcia, trazendo suas peças de teatro e registro histórico. Com organização de Clarice Libânio, traz os textos de autoria de Josemeire Alves, historiadora, e Nil César, diretor do Grupo;

– Dicionário de Gírias da Serra – BH, elaborado pelos alunos do Pró-Jovem Vila Fátima.

 

Adquira seu livro

Se você não teve a oportunidade de comparecer ao lançamento, ainda é possível adquirir os livros de várias maneiras.

Para comprar on line e receber por correio, visite a loja da Editora favela no link  http://www.cesarmauricio.com.br/#!favela/c571

Para comprar presencialmente em Belo Horizonte ou por telefone, veja o local mais perto de você:

 

Antonio Borges

[email protected]

(31) 3282-1112 / 98609-1112 (oi) / 99689-1780 (vivo)

Rua Antonio de Albuquerque, 749 Loja 14 – Savassi  –  BH/MG  –  30112-010

Obs: Favor agendar sua visita

 

PRAXIS UFMG

[email protected]

(31) 3409-8887

Escola de Arquitetura – Rua Paraíba,  – sala 312, de segunda a sexta, de 14 às 17hs

Obs: somente em dinheiro

 

Para comprar apenas o livro Casa do Beco e Grupo do Beco, você pode entrar em contato diretamente com o Grupo, veja os contatos abaixo:

Endereço: Avenida Artur Bernardes, 3876 – Barragem Santa Lúcia
Telefone: 031 3297-1455
Whatsapp.: 031 9.8713-3341

 

Caso você queira ser um vendedor da coleção, envie uma mensagem através do email [email protected]

20160802_184301