Oficina de elaboração de projetos culturais

 

Oficina de elaboração de projetos culturais jan18

 

Elabore conosco seu projeto cultural.
Mais do que apenas um curso, esta oficina mesclará atividades de repasse de conteúdo / conhecimentos sobre as leis de incentivo e editais com atividades práticas e de consultoria voltadas para a elaboração de um projeto pelo participante.

Seu objetivo é instrumentalizar gestores culturais, artistas e produtores para elaborar projetos para as leis de incentivo à cultura e outros editais disponíveis para financiamento de ações sociais e culturais.

Principais conteúdos:

MÓDULO Conceitual
– As Leis de incentivo à cultura no Brasil; editais e fontes de financiamento;
– Planejamento, diagnóstico e metodologias de elaboração de projetos culturais e sociais;
– O empreendedor cultural e a documentação necessária;
– Conteúdos na elaboração de projetos, cronogramas, orçamentos e fundamentos da gestão de projetos culturais;
– A lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e outras oportunidades de captação de recursos para ações culturais.
– Carga horária: 8 horas presenciais

MÓDULO prático
– Exercício de elaboração de projetos
– Elaboração de pré-projeto / projeto Matriz para inscrição em Leis de Incentivo
– Instruções para preenchimento do formulário da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, aberta para inscrições de projetos até janeiro de 2018.
– Orientação individual para elaboração do projeto de cada aluno, incluindo leitura final e revisão para inscrição na lei de incentivo.
– Carga horária: 8 horas presenciais + 2 horas à distância (leitura e revisão dos projetos dos alunos)
INVESTIMENTO: R$ 300,00
NÚMERO DE ALUNOS PARA VIABILIZAÇÃO DA OFICINA: MÍNIMO 10 e MÁXIMO 20 (desejável haver mais de um membro de cada projeto para a prática da elaboração)

 

CONSULTORA: Clarice de Assis Libânio
Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Doutora em Arquitetura e Urbanismo – UFMG; sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda.; Coordenadora-executiva da ong Favela é Isso Aí; autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, entre outros livros; Professora da Pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA; Professora do Curso de Elaboração de Projetos Sociais do CECAPS – UFMG desde 2012; Professora, entre 2003 e 2009, do Curso Pensar e Agir com a Cultura, do Observatório da Diversidade Cultural; Professora da Oficina de Elaboração, Captação e Gestão de Projetos Culturais da SEC/MG de 2005 a 2010; Professora do IEC / PUCMINAS na Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, de 2011 a 2013; Gestora do Ponto de Cultura Centro de Referência em cultura Popular Urbana, da ong Favela é Isso Aí. Através do trabalho realizado no Favela é Isso Aí recebeu a Medalha Santos Dumont, categoria Prata, pelos relevantes serviços prestados à área cultural do Estado, além do Prêmio cultura Viva – 2010, primeiro lugar na categoria Organização da Sociedade Civil.

 

DATA: 11 e 12 de JANEIRO,  de 9 às 18 horas

LOCAL:  Belo Horizonte

 

Inscrições

https://goo.gl/forms/PQKxu41BZq6c9St32