A Periferia como Potência e o Direito à Cidade

Seminário promove encontro de artistas, ativistas e realizadores de periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana

seminario periferias em rede

O SEMINÁRIO PERIFERIAS EM REDE: Re_existências, culturas e potências acontecerá no dia 25 de agosto de 2018, sábado, a partir das 08h. A atividade será realizada no Galpão Cine Horto, na R. Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/8nViD6.

O encontro é organizado pela ONG Favela é Isso Aí, em parceria com a Associação Casa do Beco. O objetivo do Seminário é trazer à tona as diversas ações, iniciativas e projetos realizados nas periferias que contribuem para transformações na cidade e na vida de seus moradores.

Estão previstos dois momentos, que intercalam Rodas de Conversa e Grupos de Trabalho. A primeira roda, na parte da manhã, traz o tema Por uma Rede Internacional das Periferias, dando continuidade às discussões propostas por coletivos, entre intelectuais, acadêmicos, organizações e ativistas de países da América Latina e Europa, reunidos no Rio de Janeiro, em maio de 2018, onde foi elaborada a Carta da Maré (saiba mais no link http://www.favelaeissoai.com.br/noticias/3456/internacional-das-periferias-lancada-na-mare-rio-de-janeiro/ )

Já a segunda roda, realizada na parte da tarde, busca discutir a reverberação para os moradores das periferias do conceito de Direito à Cidade, entendido como o direito de viver dignamente, compartilhar, usar e produzir o espaço urbano com justiça social. Este, aliás, é o tema do Prêmio lançado no último mês e que ainda está aberto para inscrições (saiba mais em http://www.favelaeissoai.com.br/noticias/3524/favela-e-isso-ai-lanca-premio-cultura-e-direito-a-cidade/)

Quatro grupos de trabalho discutirão assuntos pertinentes às demandas, potências, re_existências, culturas e formação dos sujeitos periféricos, cada qual focado em um tema.

Os quatro grandes temas serão: A carta da Maré e a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH; Ações em rede, visando discutir e articular atividades, projetos e metodologias colaborativas entre grupos, coletivos e agentes culturais; o Guia do Direito à Cidade, que tem como foco delinear os conteúdos que estarão presentes no volume que será lançado ao final de 2018; e Cultura e Território, cujo objetivo é discutir uma proposta de criação de mecanismos de fomento para ações culturais e sociais nas periferias metropolitanas.

Para a coordenadora da ONG Favela é Isso Aí, Clarice Libânio o “SEMINÁRIO PERIFERIAS EM REDE: Re_existências, culturas e potências é muito importante para o encontro dos diferentes protagonistas das periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana, de forma a ampliar laços e traçar estratégias conjuntas de fortalecimento da rede”.

Serviço:
O que? SEMINÁRIO PERIFERIAS EM REDE: Re_existências, culturas, potências
Quando? 25 de agosto de 2018, sábado | de 08 a 19 horas
Onde? Galpão Cine Horto, na R. Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte
Como? inscrições através do link: https://goo.gl/8nViD6

Todas as comunidades

Notícias

Logomarcas