PALÁCIO DAS ARTES RECEBE ENCONTRO DE ARTISTAS, GRUPOS E GESTORES CULTURAIS DAS PERIFERIAS E CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Encontro Metropolitano Periferias em Rede – fortalecendo a cidadania e a identidade metropolitana acontecerá na Sala Juvenal Dias no dia 24 de setembro.

WhatsApp Image 2018-09-18 at 15.28.09

Durante a tarde de 24 de setembro, segunda-feira, ocorrerá o Encontro Metropolitano Periferias em Rede – fortalecendo a cidadania e a identidade metropolitana. A atividade acontece a partir das 15h30min na sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, na Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte.

O Encontro é organizado pelo Favela é Isso Aí, em parceria com a Casa do Beco e apoio da CEMIG e pretende somar esforços para integrar ações de grupos e coletivos que atuam na RMBH, com vistas a seu fortalecimento.

O Encontro propõe reunir representantes das 33 cidades da RMBH, fora sua capital, para discutir juntos as possibilidades de articulação e trocas na região. Tal necessidade nasceu durante o Seminário Periferias em Rede: Re_existencias, culturas e potências.

O seminário aconteceu no dia 25 de agosto de 2018 e contou com a participação de cerca de 100 agentes culturais e sociais das periferias da capital mineira e da RMBH. Uma das conclusões foi que a integração entre as 34 cidades que compõem esta região fica prejudicada, muitas vezes, por falta de diálogo, encontros e proposições que se convertam em trocas e parcerias efetivas.

A coordenadora do Favela é Isso, a antropóloga, Clarice Libânio, ressalta que “é importante que haja ações como estas que possibilitem as trocas de saberes e a organização e fortalecimento das redes”.

Informações através do email [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 9 9329-4788.

Serviço
Quando? dia 24 de setembro de 2018, de 16 às 20 horas
Onde? Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte
Como participar? Interessados podem se inscrever através do formulário disponível no link https://goo.gl/PWiJgn

Programação:
15:30 – recepção aos convidados e credenciamento

  • Construção do MAPA DA REDE.

16:00 – Abertura e apresentação do Projeto Periferias em Rede

  • Clarice Libânio – coordenadora Favela é Isso Aí

17:00 – Mesa Redonda

  • Flávia Mourão – Diretora da Agência metropolitana da RMBH: possibilidades de ação conjunta no território metropolitano;
  • Lucas Guimaraens – Superintendente de Bibliotecas da RMBH: Cultura e territórios: um olhar a partir das Bibliotecas públicas e comunitárias;
  • Danubia Gardênia – ong Rede e articuladora do Projeto Casa Cidades: trabalho em rede e projetos em desenvolvimento na RMBH;
  • · Debate com a platéia

18:30 – CAFÉ COM PROSA (articulação dos grupos de municípios)
19:00 – Próximos passos, encerramento e encaminhamentos.

Favela é Isso Aí
O “Favela É Isso Aí” é uma ONG criada como desdobramento “Guia Cultural de Vilas e Favelas”. O trabalho da organização consiste, essencialmente, na pesquisa e divulgação da arte produzida na periferia. Em 2018 a organização propôs o projeto Periferias em Rede, que visa articular as ações culturais em toda a RMBH, tendo ainda como parceiros de difusão de conteúdos a rádio Inconfidência e a Rede Minas.

Todas as comunidades

Notícias

Logomarcas