Mostra premia e busca visibilidade para periferias

A Mostra Periferias em Rede: conectar para fortalecer reúne coletivos, grupos e agentes culturais atuantes na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Roda de Conversa durante o  SEMINÁRIO PERIFERIAS EM REDE: Re_existências, culturas e potências
Roda de Conversa durante o SEMINÁRIO PERIFERIAS EM REDE: Re_existências, culturas e potências | Foto: Fernando Libânio

No dia 15 de dezembro, sábado, acontece a Mostra Periferias em Rede: conectar para fortalecer, que contará com a participação de vários grupos das periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. O evento será realizado na rua Pouso Alto, 175, Serra, Belo Horizonte, na sede da ONG Contato, de 08h30 às 19 horas. Tem entrada gratuita e aberta ao público.

Periferias em Rede é um projeto iniciado em julho deste ano, através de parceria entre o Favela é Isso Aí e a Casa do Beco, com patrocínio da CEMIG, via Lei Rouanet. Tem como proposta fortalecer e ampliar uma rede de parceiros dentro e fora das comunidades da RMBH, que possam trocar experiências, compartilhar ações e projetos, além de realizar atividades conjuntas.

A Mostra Periferias em Rede vai proporcionar um encontro dos variados artistas, coletivos, agentes e grupos culturais que participaram das ações proposta ao longo do segundo semestre, agregando novos parceiros para o próximo ano. Durante o projeto foram realizados seminários, encontros e rodas de conversa na capital e em outras cidades da região metropolitana, pesquisa para publicação de um guia metropolitano, criação de plataforma de trocas ( periferiasemrede.com.br), gravação de documentários sobre as potências das periferias e a participação semanal no Programa Casa Aberta, na rádio Inconfidência FM.

No decorrer da programação será também realizada a premiação dos grupos, coletivos e entidades que foram selecionados através do Prêmio Cultura e Direito à Cidade (https://goo.gl/iJB6oF). Esta premiação, em sua primeira edição, visou reconhecer e divulgar iniciativas culturais e socioculturais em desenvolvimento nos 34 municípios da RMBH. Ao todo foram premiadas quarenta e seis iniciativas, com prêmios variados, dentre mais de cem ações inscritas.

Através do portal, das páginas no facebook, instagram e twitter é possível acompanhar e propor parcerias com coletivos e grupos para potencializar as diversas ações culturais e socioculturais que já vem acontecendo nas várias cidades da RMBH e que mostram, mais uma vez, que suas periferias são potentes, vibrantes e cheias de arte, cultura e ações coletivas.

 

Serviço:

Quando? Dia 15 de dezembro, sábado, das 8h30 às 19 horas

Onde? Ong Contato – Rua Pouso Alto,175, Serra. Belo Horizonte.

Como? Entrada franca.

 

PROGRAMAÇÃO

Mostra Periferias em Rede: conectar para fortalecer

 

8h30 – Credenciamento e mapa da rede

9hCultura e patrimônio na periferia. (Roda de conversa)

11hCultura Viva em Movimento. Sustentabilidade de ações e projetos socioculturais (Roda de conversa)

12h30 – Intervalo para o almoço.

14h-15h – Oficinas

  • Confecção de bonecas, com Marcela Alexandre, Dandarinhas Abayomi – Belo Horizonte
  • Literatura, Poesia e Rima, com Lana Black, Oficina Feminina de Rap Belo Horizonte, Vila Pinho.

15h – Leitura dramática do espetáculo teatral “A história da cidade onde a mata virou rio e a névoa virou santa”  – Grupo: Tríade Cia de Teatro Ribeirão das Neves

15h30Coletivo Nosso Sarau Sarzedo, com participação do público.

16h – Café

16h30 – Entrega dos certificados e premiações para os vencedores do Prêmio Cultura e Direito à Cidade.

17h30 – Participação especial, projeto convidado – Cia Movimento do Beco com o espetáculo “LÂMINAS

18h – Projeção de filmes do Coletivo Cine Sem Churumelas –BH, Vespasiano e Contagem

Participação especial de Jonhy Cat da Casa do Beco.

Durante o dia haverá Feira de trocas de livros da  Biblioteca Itinerante Biqueira Cultural – Ribeirão das Neves, Justinópolis. – TRAGA UM LIVRO PARA TROCAR OU DOAR!

Todas as comunidades

Notícias

Logomarcas