Mostra da Diversidade Cultural – edição 2021 – Feira de Santana – inscrições abertas

As inscrições para a Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, edição 2021, estarão abertas do próximo dia 01 até às 18 horas do dia 16 de julho. O edital é direcionado para projetos, artistas ou grupos culturais sediados e desenvolvidos na cidade de Feira de Santana e região, incluindo seus distritos e zona rural. De acordo com o edital, serão selecionadas sete propostas na CATEGORIA I (projetos de continuidade ou realizados por grupo experiente) e 13 na CATEGORIA II (projetos iniciantes).

Na CATEGORIA I, os proponentes precisam comprovar reconhecimento público, com mais de cinco anos de existência, atuação prévia na área, experiência em execução de projetos via leis de incentivo à cultura e editais. Além disso, deverão propor a realização de projetos de continuidade ou que, sendo inéditos, proponham inovação e promovam a articulação em rede de vários grupos e coletivos da cidade.

Já a CATEGORIA II é destinada para propostas que ainda não possuam reconhecimento público, com menos de cinco anos de atuação na cidade. Ainda assim, é preciso que o proponente tenha experiência ou qualificação mínima no desenvolvimento de atividades coerentes com o objeto do projeto.

A Mostra em sua edição 2021 será realizada em duas etapas. A “Ação 1 – Mostra intermediária” ocorrerá entre os meses de agosto e outubro e consistirá em atividades formativas e educativas, ações coletivas e comunitárias, preferencialmente de caráter virtual. Nessa etapa da Mostra, tanto a CATEGORIA I quanto a CATEGORIA II deverão participar.

A“Ação 2 – Mostra final”, por sua vez, ocorrerá em novembro e trará um espetáculo gravado, em formato de live, com a participação obrigatória dos selecionados na CATEGORIA I. As características do espetáculo serão definidas em diálogo entre a coordenação geral da Mostra e os premiados.

Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert Feira de Santana, explica que a atual edição vem atender a uma demanda dos artistas locais e sugestões dos grupos participantes da premiação em anos anteriores. “A cada ano, a Belgo Bekaert busca trazer uma novidade e adaptar o Edital às necessidades da comunidade. No ano passado, fomos pioneiros em lançar a premiação para os artistas que tiveram sua renda reduzida em função da pandemia. Já este ano, buscamos atender tanto a artistas experientes quanto a iniciantes, contribuindo, assim, para a formação de novos produtores e gestores culturais no município, democratizando o acesso”, explicitou Tamylla.

O edital destaca também a necessidade de considerar o atual momento da pandemia da Convid-19, respeitando os protocolos de distanciamento e higiene, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e decretos relacionados ao combate ao Coronavírus. Podem candidatar-se pessoas físicas ou jurídicas que sejam diretamente responsáveis pela promoção e execução de projetos culturais e/ou socioculturais. Cada proponente poderá se inscrever apenas uma proposta.

Neste edital será disponibilizado um valor total de R$101.000,00 (cento e um mil reais), distribuídos para 20 projetos, sendo sete propostas de 7.000,00 (sete mil reais) na CATEGORIA I e 13 propostas de 4.000,00 (quatro mil reais) na CATEGORIA II.

MAIS SOBRE O EDITAL

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura e, desde 2018, vem realizando a seleção de grupos e artistas para premiação, através do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local.

Cerca de 70 grupos culturais e iniciativas locais já foram contemplados, com repasse de mais de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para os projetos realizados em Feira de Santana, além da oferta de ações formativas e realização de Mostras artísticas e culturais. Esta edição de 2021, assim como a edição de 2020, se adaptou ao formato virtual, em atendimento às demandas dos artistas e grupos culturais frente às dificuldades vividas neste momento de pandemia da COVID-19.

ACESSO AO EDITAL https://drive.google.com/file/d/1aS7Dd4T2fB9JJwloIO8OQtmToRWfRrh1/view

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO https://forms.gle/BUQkg9UTt5wPPEAv5


Links relacionados

Instagram: @MostraCulturaFSA
Facebook: https://www.facebook.com/mostraculturafsa/
YouTube: www.youtube.com/favelaeissoai/videos
Site: https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/ 
Página com os resultados da pesquisa e livros de Feira de Santana: https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/territorios/feira-de-santana/