Mostra da Diversidade Cultural – edição 2021 – Carbonita e Senador Modestino Gonçalves – inscrições abertas

Estão abertas até dia 31 de julho de 2021 as inscrições para a Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, edição 2021. A convocatória vai selecionar artistas e coletivos dos municípios de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, localizados na região do Jequitinhonha, Minas Gerais. Serão selecionados 12 projetos que receberão três mil reais cada.

O edital é parte do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, que propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura, e é direcionado inclusive aos distritos, comunidades e zona rural das cidades citadas. As inscrições vão até o dia 31 de julho e o edital e o formulário estarão disponíveis nas redes sociais e site do Favela É Isso Aí.

Os seis projetos selecionados em cada cidades terão como objetivo difundir ao público em geral a rica diversidade cultural e patrimônio imaterial local, contribuindo para seu reconhecimento e preservação. “Os projetos podem ser variados, com caráter comunitário, com o envolvimento de diversos públicos, que proponham o fortalecimento das identidades e memórias das comunidades, inclusive que contribuam para a visibilidade de ações culturais e socioculturais”, explica Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora da Mostra.

Como na edição de 2020, a Mostra será realizada de forma online, em atenção à necessidade de conter a pandemia do COVID-19, permitindo, ao mesmo tempo, atender aos artistas e grupos culturais neste momento. Essa medida, de acordo com César Maurício, diretor do Favela é Isso Aí, tem funcionado e contribuído para que os artistas sigam trabalhando. “Em Minas Gerais já foram contemplados mais de 50 grupos culturais e iniciativas locais, além da oferta de ações formativas e realização de Mostras artísticas e culturais”, conta.

O diferencial da Edição 2021 é que os selecionados participarão de duas ações relacionadas: a primeira será um curso de introdução ao audiovisual, online e gratuito, e a segunda será a produção de vídeos e registros culturais, disponibilizados ao público em uma Mostra virtual. 

Magna Valadares, Analista de Investimento Social, Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal BioFlorestas destaca a atuação da empresa e da ONG, juntamente com as Secretarias Municipais de Cultura nas comunidades situadas na região no Jequitinhonha: “há anos temos trabalhado buscando oferecer oportunidades de desenvolvimento e apoio a grupos que atuam nas comunidades da região. A Mostra da Diversidade Cultural tem grande aderência com a nossa missão, visão, valores e vem  somar para o fortalecimento do desenvolvimento local.

Realização

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é realizada pela ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esta edição conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o Programa ArcelorMittal Forma e Transforma

O programa ArcelorMittal Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento cultural local, beneficiando as comunidades vizinhas onde a ArcelorMittal está presente. A empresa promove há mais de uma década iniciativas de formação, tendo a cultura como eixo de trabalho.

Sobre a ArcelorMittal

Patrocinadora da Mostra da Diversidade Cultural, a ArcelorMittal BioFlorestas atua no plantio de florestas renováveis de eucalipto, gerando carvão vegetal para a produção de aço. Integra o grupo ArcelorMittal, líder de aço e mineração do mundo. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição.

Edital – https://drive.google.com/file/d/1tyb1qgTbPWZhKQ40XYKRhDprT45fQ0Nv/view?usp=sharing

Formulário – https://forms.gle/T2LPzEL5AWdY2RSHA