Mostra da Diversidade Cultural 2021 no Vale do Jequitinhonha divulga resultado

A ação, que integra o programa ArcelorMittal Forma e Transforma, selecionou 12 grupos e artistas das cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves

A Fundação ArcelorMittal e Favela é Isso Aí divulgaram, nesta segunda, dia 09 de agosto, o resultado do Edital da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, edição 2021. A convocatória, direcionada a moradores dos municípios de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, localizados na região do Jequitinhonha, escolheu, através da comissão de seleção, 12 projetos de artistas, grupos e coletivos, que receberão três mil reais cada.

A lista já pode ser conferida no site e nas redes sociais do Favela é Isso Aí e da Mostra. O edital é parte do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, que propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura, e é direcionado inclusive aos distritos, comunidades e zona rural das cidades citadas.

Entre os selecionados estão alguns projetos participantes das edições anteriores, mas também novos projetos. Da cidade de Carbonita foram reconhecidos os trabalhos das Baianas do Retiro, de dança popular tradicional, e uma proposta de resgate da história do distrito de Abadia. Os fazeres ancentrais da culinária local da farinha de mandioca e do ofício de luthier, a música popular e um projeto de resgate das brincadeiras tradicionais também foram contemplados. Já em Senador Modestino Gonçalves foram selecionados artistas como o músico Nego da Sanfona e o grupo de dança Top Girls, que desenvolve um importante trabalho de inserção cultural de meninas, além do artesanato em palha de bananeira e outros ofícios tradicionais da região.

Os selecionados no edital vão participar de curso de introdução ao audiovisual, online e gratuito, conforme explica César Maurício, cineasta, artista plástico e um dos diretores do Favela é Isso Aí: “a ideia é apoiar os selecionados para produzirem vídeos ou registros culturais de seus projetos, com a qualidade técnica e artística que a Mostra e os próprios grupos merecem. O resultado dos trabalhos será apresentado em Mostra Virtual que ficará disponivel no canal do Favela É Isso Aí, na plataforma digital aberta YouTube”.

Portanto, nos proximos meses será possivel conhecer o patrimônio imaterial e a rica e diversa identidade cultural das cidades participantes, atraves da percepção de seus moradores e protagonistas, um dos objetivos da Mostra da Diversidade Cultural. De acordo com Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora da Mostra, a iniciativa tem ainda o intuito de promover o resgate e o fomento da cultural local e contribuir para o seu reconhecimento e, consequentemente, para a sua salvaguarda, preservação e difusão. “Estamos muito felizes com o resultado e principalmente com o número considerável de propostas inscritas, o que demostra o comprometimento dos participantes com a sua cultura e o reconhecimento da importância deste projeto para a região”, declara.

Nesta edição, assim como no ano anterior, a Mostra será realizada de forma online, em atenção à necessidade de conter a pandemia do COVID-19. Magna Valadares, Analista de Investimento Social, Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal BioFlorestas, afirma que essa medida possibilita a movimentação da cadeia produtiva da cultura em meio à necessidade de isolamento social e gera renda para os artistas. Além disso, Magna reforça a importância de ações semelhantes que unificam o trabalho das empresas com as Secretarias de Culturas locais e a ONG para oferecer oportunidades desenvolvimento das comunidades.

Realização

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma das iniciativas integrante do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, realizada pela ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal e ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o apoio das Prefeituras Municipais de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

Sobre o Programa ArcelorMittal Forma e Transforma

O programa ArcelorMittal Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento cultural local, beneficiando as comunidades vizinhas onde a ArcelorMittal está presente. A empresa promove há mais de uma década iniciativas de formação, tendo a cultura como eixo de trabalho.

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve projetos sociais nos municípios onde as empresas do Grupo ArcelorMittal estão presentes, beneficiando cerca de 400 mil pessoas por ano. Alinhada com o propósito da empresa de criar um mundo melhor, a instituição investe na formação de crianças e adolescentes protagonistas do próprio futuro. Atenta às necessidades locais, a Fundação promove projetos nas áreas de educação, cultura, promoção social, esporte e saúde. Os investimentos são feitos por meio de recursos da ArcelorMittal ou incentivo fiscal.

Sobre a ArcelorMittal

Patrocinadora da Mostra da Diversidade Cultural, a ArcelorMittal BioFlorestas atua no plantio de florestas renováveis de eucalipto, gerando carvão vegetal para a produção de aço. Integra o grupo ArcelorMittal, líder de aço e mineração do mundo. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição.

Resultado do Edital Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular – território Jequitinhonha –https://drive.google.com/file/d/1VPQLm5IcrhxAIwA5ik_snEV0F5SxtgUo/view?usp=sharing