Com o patrocínio da ArcelorMittal, Favela é Isso Aí lança novo edital para o Vale do Jequitinhonha

Carbonita e Senador Modestino Gonçalves

Grupo Versos e Violas de Carbonita/MG

O Favela é Isso Aí informa a abertura de novo edital para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular 2022 direcionado às cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, incluindo seus distritos, comunidades e zona rural.

As inscrições estarão abertas de 15 de junho a 15 de julho de 2022. Para participar, o interessado deve ler atentamente o regulamento e preencher o formulário pela internet.

A Mostra da Diversidade Cultural faz parte do Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal e propõe o fortalecimento e a preservação das expressões culturais populares e do patrimônio imaterial em Minas Gerais, através de mostra presencial em cada cidade, registro e divulgação.

Com a flexibilidade das normas de proteção impostas na pandemia, que permitem a realização de eventos, a Mostra volta a ser presencial e premiará 15 iniciativas culturais, três a mais que nos anos anteriores. Através de edital público vai selecionar entidades, grupos, artistas, coletivos ou ações culturais focadas na transmissão de saberes, ofícios, manifestações e práticas culturais. Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora executiva do Favela é Isso Aí, explica que as propostas podem ser das mais diversas áreas culturais, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, etc.

Os selecionados receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 e terão seus ofícios e atividades difundidas em catálogo e documentários, bem como em ações de intercâmbio. Cada selecionado deverá produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de transmissão de saberes para exibição em mostra presencial. O regulamento indica como exemplos de atividades a serem realizadas: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, aulas-show, concertos, desfiles, cortejos, realização de documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita.

Os selecionados receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 e terão seus ofícios e atividade difundidas em catálogo e documentários.

Ainda dentro da proposta do projeto, as iniciativas premiadas deverão oferecer uma ação de contrapartida destinada a registrar e divulgar a cultura e o patrimônio material e imaterial da região, ou a ensinar e repassar ofício, prática ou tradição. A contrapartida deverá ser realizada em escolas, instituições filantrópicas ou outros locais. Exemplos de ações de acordo com o regulamento: cursos, oficinas, aulas-show, concertos didáticos, vídeos, exposições, livros ou outra atividade gratuita e comunitária.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular do Favela é Isso Aí, é patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves e realização do Governo Estadual, Governo Diferente, Estado Eficiente.

Edição anterior

Em sua última edição no Vale do Jequitinhonha, realizada entre os anos de 2020 e 2021, a Mostra premiou 12 grupos. Os premiados participaram de curso de iniciação ao audiovisual e produziram vídeos sobre seus trabalhos desenvolvidos em área cultural. Os filmes foram exibidos em Mostra Virtual e podem ser visto no canal do Favela é Isso Aí no http://www.youtube.com/favelaeissoai

ATENÇÃO! ANTES DA INSCRIÇÃO LEIA O EDITAL (REGULAMENTO):

clique aqui – REGULAMENTO

clique aqui e PREENCHA O FORMULÁRIO