Favela é Isso Aí abre inscrições para Mostra da Diversidade Cultural em João Monlevade

Direcionada a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais, a Mostra faz parte do Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal

Até o dia 01 de agosto de 2022 estão abertas as inscrições para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, que será realizada em João Monlevade. O projeto do Favela é Isso Aí integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal. É direcionado a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais e vai premiar 25 iniciativas e ações culturais com R$ 3.000,00 cada.

A Mostra da Diversidade Cultural, projeto que vem sendo desenvolvido pela ONG desde 2019, já contemplou mais de 70 grupos culturais em Minas Gerais, além de proporcionar ações formativas e realizar mostras artísticas e culturais. Este ano será realizada em 11 cidades de Minas Gerais e na Bahia, em Feira de Santana.

O projeto oferece ferramentas para a manutenção e a difusão da diversidade cultural mineira e brasileira, em sua vertente das artes populares e do patrimônio imaterial, dos saberes e das manifestações culturais, através de Mostra, catálogos, documentários e ações de intercâmbio.

Para participar da Mostra, podem se inscrever artistas das mais diversas áreas, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, etc. Os selecionados deverão produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de transmissão de saberes para exibição em mostra presencial. O regulamento indica como exemplos de atividades a serem realizadas: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, realização de documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita.

Ainda dentro da proposta do projeto, as iniciativas premiadas deverão oferecer uma ação de contrapartida destinada a registrar e divulgar a cultura e o patrimônio material e imaterial da região, ou a ensinar e repassar algum ofício, prática ou tradição. A contrapartida deverá ser realizada em locais comunitários, escolas, instituições filantrópicas ou outros espaços do tipo. São exemplos de ações, de acordo com o regulamento: cursos, oficinas, aulas-show, concertos didáticos, vídeos, exposições, livros ou outra atividade gratuita e comunitária.

As inscrições para a Mostra são gratuitas e para se inscrever os interessados deverão preencher formulário via internet disponível até dia 01 de agosto de 2022. O edital e o formulário estão disponíveis no final deste texto.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular do Favela é Isso Aí, é patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio da Truim Brasil, Espaço Ampliar e Prefeitura de João Monlevade.

ATENÇÃO! ANTES DA INSCRIÇÃO LEIA O EDITAL (REGULAMENTO):

clique aqui – REGULAMENTO

clique aqui e PREENCHA O FORMULÁRIO