Fundação ArcelorMittal e Favela é Isso Aí lançam edital para Mostra da Diversidade Cultural Centro-Oeste

Direcionada a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais, a Mostra faz parte do Programa Forma e Transforma e vai selecionar 15 projetos

Mostra da Diversidade realizada em Abaeté em 2019

A Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, projeto do Favela é Isso Aí, que integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, ganha nova edição para o Centro-Oeste de Minas Gerais. A Mostra é direcionada a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais, das cidades de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Quartel Geral e Martinho Campos, incluindo distritos, comunidades e zona rural e vai premiar 15 iniciativas, projetos e ações culturais com R$ 3.000,00 cada. As inscrições estarão abertas do dia 15 de agosto ao dia 15 de setembro.

Na primeira edição realizada na região Centro-oeste em 2019, a Mostra da Diversidade promoveu o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local e contemplou 13 iniciativas que envolveram 350 trabalhadores da cultura, entre artistas e técnicos e beneficiaram mais de cinco mil pessoas, com eventos, apresentações, shows, aulas-show, concertos didáticos, oficinas e workshops, além dos produtos virtuais durante a pandemia. A Mostra contou ainda com rodas de conversa, contação de histórias, gravação de documentários, sarau, cortejo, entre outras atividades culturais.

Mais informações sobre as edições anteriores podem ser conferidas na página do projeto https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/

De acordo com Clarice Libanio, antropóloga e coordenadora-executiva da ONG Favela é Isso Aí, a edição deste ano, patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, mantém o foco na difusão da diversidade cultural dos municípios, possibilitado o fortalecimento e a preservação das artes populares, do patrimônio imaterial, dos saberes e das manifestações culturais. “A intenção é apoiar os artistas locais e, principalmente, fortalecer iniciativas focadas na transmissão de conhecimento, através de Mostra, catálogos e ações de intercâmbio”, completa Magna Valadares, da ArcelorMittal BioFlorestas.

Podem se inscrever artistas das mais diversas áreas, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, etc. Os selecionados deverão produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de difusão de saberes para exibição em mostra presencial. O regulamento indica como exemplos de atividades a serem realizadas: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, realização de documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita.

Como contrapartida ao apoio recebido, as iniciativas selecionadas deverão oferecer uma atividade destinada a registrar e divulgar a cultura e o patrimônio material e imaterial da região, ou a ensinar e repassar algum ofício, prática ou tradição. Essa ação deverá ser realizada em locais comunitários, escolas, instituições filantrópicas ou outros espaços do tipo. São exemplos de ações, de acordo com o regulamento: cursos, oficinas, aulas-show, concertos didáticos, vídeos, exposições, livros ou outra atividade gratuita e comunitária.

As inscrições para a Mostra são gratuitas. Os interessados deverão preencher formulário via internet disponível até dia 15 de setembro de 2022. O edital e o formulário estão disponíveis no final deste texto.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é realizada pela ONG Favela é Isso Aí e integra o programa Forma e Transforma, promovido pela Fundação ArcelorMittal. A ação é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o apoio das Prefeituras de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Quartel Geral e Martinho Campos.

ATENÇÃO! ANTES DA INSCRIÇÃO LEIA O EDITAL (REGULAMENTO):

clique aqui – REGULAMENTO

clique aqui e PREENCHA O FORMULÁRIO