Mostra da Diversidade Cultural João Monlevade terá a participação de 30 projetos

Ação do Favela é Isso Aí que integra o Programa Forma e Transforma promovido pela Fundação ArcelorMittal divulga a lista de selecionados

Mais de 60 artistas, grupos, gestores e produtores culturais de João Monlevade enviaram propostas para o edital 2022 da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da Cultura Popular, que será realizada na cidade entre os meses de agosto e novembro. A comissão de seleção classificou 30 projetos e o resultado pode ser conferido ao final deste texto. A Mostra contará com propostas de teatro, cultura popular, dança, música, artesanato, artes plásticas, culinária, entre outros.

João Monlevade é uma das onze cidades que serão atendidas em 2022 pelo Favela é Isso Aí, em Minas Gerais e na Bahia. A Mostra da Diversidade Cultural integra o Programa Forma e Transforma promovido pela Fundação ArcelorMittal, com o objetivo de contribuir para a preservação e desenvolvimento da cultura local.

De acordo Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora executiva do Favela é Isso Aí, a iniciativa, cumpre os objetivos de fortalecimento e divulgação da cultura das cidades e deixam como legado um registro das principais manifestações culturais de cada localidade. “Os projetos são reunidos em catálogos, vídeos e fotos disponíveis nos canais de comunicação da ONG, no site Favela é Isso Aí, plataforma digital YouTube e redes sociais”, conta.

Em João Monlevade, assim como em outros territórios, a comissão de seleção se preocupou em classificar, segundo Lucas Vilela, especialista em Comunicação da ArcelorMittal, projetos que representem as manifestações populares e realizem ações de preservação do patrimônio cultural imaterial. “Acreditamos que as iniciativas devam valorizar a cultura e os artistas locais. Sabemos que são muitos e desenvolvem importantes trabalhos que precisam ser reconhecidos”, afirma.

Os proponentes dos projetos selecionados vão receber prêmios para realizar uma atividade em formato de apresentação na Mostra Final, que será presencial e acontecerá em setembro em local central de João Monlevade. Os projetos deverão ainda promover uma ação de contrapartida que registre e divulgue a cultura e o patrimônio material e imaterial local ou que ensine e repasse um ofício ou tradição, para alunos de escolas públicas, pessoas atendidas por instituições filantrópicas ou em outros locais, definido junto a direção da Mostra.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular do Favela é Isso Aí, integra o programa Forma e Transforma, promovido pela Fundação ArcelorMittal e é patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta ainda com o apoio da Truim Brasil, Espaço Ampliar e Prefeitura de João Monlevade.

ATENÇÃO! Para a Mostra da Diversidade João Monlevade foram convocados alguns suplentes, portando o resultado foi atualizado.

Clique aqui para ver o RESULTADO