Mostras culturais reúnem artistas de cinco cidades do centro-oeste mineiro

Projeto realizado pelo Favela é Isso Aí e integrante do Programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal, divulga a programação


O projeto Crescendo com Música apresenta Melodias de Nossa Gente

A Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular divulga a programação de mostras culturais que serão realizadas nas cidades de Martinho Campos, Abaeté, Bom Despacho e Dores do Indaiá, região centro-oeste de Minas Gerais, com participação também de artistas de Quartel Geral. Os eventos destacam projetos, iniciativas e ações de artistas, grupos, coletivos, produtores e gestores culturais selecionados através de edital. O projeto é realizado pela ONG Favela é Isso Aí e integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal.

Ao todo, a Mostra da Diversidade Cultural Centro-Oeste apresentará 11 iniciativas e promoverá duas ações coletivas com grupos de capoeira e cultura popular que mantêm vivas as manifestações tradicionais da cidade de Abaeté. “O intuito é promover e divulgar a cultura praticada em cada uma das localidades onde a ONG, em parceria com a ArcelorMittal, realiza editais”, declara Clarice Libânio, coordenadora do Favela é Isso Aí e da Mostra da Diversidade. Ela afirma ainda que as ações contempladas são, em sua maioria, focadas na transmissão de saberes ancestrais e preservação do patrimônio imaterial de Minas Gerais, além de suas variadas manifestações artísticas. 

As atividades, que contemplam artistas das cinco cidades do centro-oeste mineiro beneficiadas com o edital, começam no dia 4 de novembro, no município de Martinho Campos. Reunirão mais de 400 artistas, em apresentações de dança, cortejos, oficinas, rodas de capoeira, shows musicais, teatro de sombras, contação de histórias e até uma quermesse.

Grande parte da programação acontece em praças e locais públicos. Também haverá atividades descentralizadas, realizadas em escolas e entidades assistenciais, incluindo ações de contrapartida à comunidade.

No dia 04 de novembro, na Área de Lazer de Martinho Campos, o Projeto Raízes promove um espaço onde o público poderá participar de roda de conversa sobre a cultura afro-brasileira e de oficinas de turbantes e de tranças. No mesmo local, o projeto Sexta Cultural promove feira de artesanato, oficina com garrafas pet, aula de dança ao ar livre com DJ e roda de capoeira com o Grupo Afro-Minas, convidado de Bom Despacho.

No sábado, 05 de novembro, a Mostra acontece em Bom Despacho, a partir das 16 horas, no Salão da Sociedade São Vicente de Paulo, com um encontro de capoeira dos grupos Afro-Minas, Art´ Manha, de Dores do Indaiá e Senzala de Minas, de Quartel Geral. Na sequência haverá exposição e apresentação musical do trabalho do Seu Cabral das Violas, dos alunos e professores do Projeto Crescendo com Música e de Toninho Saudade e família.

Ainda no dia 05 de novembro, a Guarda Rosário de Maria, faz uma apresentação na Praça do Cruzeiro em Abaeté. No domingo, dia 06 de novembro, na Praça Dr. Canuto, no Centro de Abaeté, acontece o Encontro das Culturas Populares. Haverá ainda teatro de sombras para escolas públicas em novembro e em dezembro.

Em Dores do Indaiá, a festa da cultura local está programada para dezembro, no dia 09, ao lado da sede da ONG Sol Crescente, com o cortejo do projeto Salada Cultural, quermesse, contação de histórias e roda de capoeira.

De acordo com Magna Valadares, da ArcelorMittal BioFlorestas, esta edição da Mostra tem gosto especial, como um reencontro com as comunidades através das ações culturais, “pois pela primeira vez conseguiremos fazer um real intercambio entre os grupos, favorecido pela autorização de retomada dos eventos presenciais.”

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é um projeto da ONG Favela é Isso Aí, patrocinado pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio das Prefeituras de Martinho Campos, Dores do Indaiá, Bom Despacho, Quartel Geral e Abaeté e é uma realização do Governo de Minas Gerais – governo diferente, estado eficiente.

PROGRAMAÇÃO