Mostra da Diversidade Cultural Juiz de Fora divulga lista de pré-selecionados

O projeto realizado pelo Favela é Isso Aí foi voltado a artistas, grupos, coletivos, produtores e gestores culturais e teve 100 inscrições

Companhia de Teatro Reconto de Senador Modestino Gonçalves em apresentação na Mostra da Diversidade Cultural Jequitinhonha 2022

Projetos e ações das mais diferentes áreas da cultura foram pré-selecionados para participar da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular – edição Juiz de Fora. A Mostra é um dos projetos do Favela é Isso Aí e faz parte do Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal. O edital reconheceu e vai premiar 25 projetos que irão participar de exibições abertas ao público e realizar atividades de contrapartida em entidades, espaços comunitários e escolas públicas do município.

Entre os pré-selecionados estão projetos dos mais variados estilos de música, inclusive shows de blocos, hip hop, afro e seresta, além de cortejos circenses, teatro, poesia, fotografia, dança e artes visuais. Eduardo Diniz, diretor da Unidade de Negócio ArcelorMittal Juiz de Fora, afirma que na cidade, assim como em outras localidades, a Mostra visa fortalecer as atividades culturais e contribuir para a promoção dos artistas e agentes locais. “Ficamos impressionados com a quantidade e a qualidade dos inscritos, o que demonstra a riqueza cultural de Juiz de Fora”.

A Mostra tem por objetivos reconhecer, premiar e divulgar os fazedores de cultura e as ações em prol da cultura local. De acordo com Clarice Libânio, coordenadora da ONG realizadora, a iniciativa funciona também para mapear a cultura das comunidades e contribuir para a preservação e manutenção das manifestações locais. “O projeto é realizado desde 2016 e já beneficiou mais de mil artistas com ações formativas e de formação de público, através de Mostras presenciais e também online durante a pandemia”, conta.

Este ano a Mostra está acontecendo em João Monlevade, Senador Modestino Gonçalves e Carbonita (vale do Jequitinhonha), Martinho Campos, Abaeté, Bom Despacho, Quartel Geral, Dores do Indaiá (Centro-Oeste), Vespasiano e em Juiz de Fora. “Fora de Minas Gerais, temos uma Mostra que ainda está em realização em Feira de Santana, na Bahia”, completa Clarice.

As inscrições para participar da Mostra da Diversidade Cultural em Juiz de Fora ficaram abertas entre os dias 26 e 29 de outubro. “Os selecionados serão convocados para uma reunião com organização que vai apresentar os próximos passos para recebimento do prêmio e para a realização das ações previstas no edital”, informa Clarice.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é um projeto da ONG Favela é Isso Aí, viabilizado com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio de ACAV, Praça CEU, FUNALFA e Prefeitura de Juiz de Fora e realização do Governo de Minas Gerais.

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação da arte e da cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE PRÉ-SELECIONADOS