Mostra da Diversidade em Belo Horizonte reuniu mais de 200 artistas

Projeto do Favela é Isso Aí aconteceu no último final de semana (06 e 07) no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e contou com um público estimado em 1.700 pessoas

A pluralidade cultural mineira foi celebrada durante o último final de semana, nos dias 06 e 07 de maio, quando o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, foi tomado pela arte. A Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular em Belo Horizonte, que reuniu mais de 200 artistas de Minas Gerais e Feira de Santana, Bahia, contou com convidados especiais e um público estimado em mais de 1.700 pessoas.

Cia Reconto de Senador Mondestino Gonçalves/MG

Foram dois dias repletos de atividades culturais, com 15 atrações e uma ampla variedade de expressões artísticas, incluindo música, dança, arte urbana, culinária, teatro e cultura popular. A diversidade marcou o evento, que proporcionou visibilidade tanto para jovens artistas quanto para grupos com mais de 60 anos de fundação, como o Coral de João Monlevade. Artistas mineiros – das cidades de Juiz de Fora, João Monlevade e das regiões do Vale do Jequitinhonha e do Centro-Oeste – além de um grupo de Feira de Santana, Bahia, apresentaram a céu aberto em palco montado no Parque Municipal. 

Freedom Dance de João Monlevade/MG

A Mostra da Diversidade Cultural é um projeto do Favela é Isso Aí, viabilizado através do patrocínio da ArcelorMittal e da Belgo Arames, e levou para Belo Horizonte o trabalho de artistas premiados no projeto em 2022, selecionados através de edital. Desde 2017 a Mostra não era realizada presencialmente em Belo Horizonte. A última edição foi em 2020, mas em formato online, em função da pandemia do COVID-19.

Clarice Libânio, coordenadora executiva da ONG, destacou a intenção de agregar novas experiências e proporcionar difusão e divulgação ao trabalho dos artistas e grupos participantes. Ela ressaltou que foi desafiador selecionar os grupos devido à imensa pluralidade cultural encontrada nas cidades onde a mostra acontece. “O intercâmbio promovido pelo evento trouxe para Belo Horizonte pelo menos um grupo representante de cada região onde o projeto tem atuado, evidenciando a diversidade de estilos e linguagens artísticas contempladas pela Mostra”, afirmou.

A programação da Mostra em Belo Horizonte trouxe, de João Monlevade, o Coral Monlevade, o grupo de dança Freedom Dance e o projeto Piquenique Acordar Cultural. De Juiz de Fora, a Mostra trouxe a cantora e compositora Alessandra Crispin, o Grupo NUN de dança, e o músico e contador de histórias Fabrício Conde. O centro-oeste mineiro foi representado pela Guarda Rosário de Maria, de Abaeté, pelo projeto Melodias de Nossa Gente e pelo grupo de capoeira Afro Minas, ambos de Bom Despacho. Do Vale do Jequitinhonha vieram a Companhia de Teatro Reconto, o projeto Oficina de MPB e o Sabores da Abadia, que se juntou ao projeto Mesa de Thereza, de Belo Horizonte, para oferecer ao público um café com degustação de quitutes.

Roça Sound de Feira de Santana/BA

De Feira de Santana, na Bahia, onde a Mostra da Diversidade acontece desde 2018, o evento recebeu o grupo Roça Sound, que trouxe como convidado o Mestre do Reggae, Tonho Dionorina. “Movimentos como esse contribuem para o fortalecimento do trabalho dos artistas e para nós, que nunca tínhamos estado em Minas Gerais, ampliou nosso público e as possibilidades de futuros trabalhos”, destacou Nick Amaro, um dos vocalistas do grupo.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é um dos projetos do Favela é Isso Aí, viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert Arames. Conta com o apoio das Prefeituras dos municípios participantes e realização do Governo de Minas Gerais, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Grupo NUN de Juiz de Fora/MG

Sobre o projeto Mostra da Diversidade Cultural

Criado pela ONG Favela é Isso Aí, a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da Cultura Popular vêm sendo realizada desde 2007 em formatos variados e desenvolvendo uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão e eventos.

Começou em formato de Festival Audiovisual e vem realizando atividades de formação de artistas e grupos, premiações, apresentações artísticas e culturais, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor.

Desde 2016 sua abrangência vem sendo ampliada para outros territórios. Até o momento já foram contemplados mais de 400 artistas e grupos no atual formato, dentro do Programa Forma e Transforma. 

Tonho Dionorina de Feira de Santana/BA

Serviço:

Saiba mais sobre o Projeto Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular nos canais do Favela é Isso Aí:

Site: www.favelaeissoai.com.br

Página da Mostra: https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/

Youtube – www.youtube.com/favelaeissoai

Redes sociais: @favelaeissoai

Fotos: Ju Costa