Inscrições abertas para a Mostra da Diversidade Cultural 2023

Projeto da ONG Favela é Isso Aí, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, fortalece a cultura local com cursos de formação e mostra artística presencial

Mostra Intercâmbio reunião 15 grupos de diversas localidades de Minas Gerais. Foto: Ju Costa @clicksjux

Estão abertas as inscrições para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular – edição 2023, promovida pelo Favela é Isso Aí com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. Com o objetivo de fortalecer a cultura das periferias e das pequenas cidades, o projeto oferecerá cursos de formação e promoverá novas mostras artísticas. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho de 2023. O edital e formulário de inscrições podem ser acessados no site  www.favelaeissoai.com.br e nas redes sociais @favelaeissoai e @mostradiversidademg.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular faz parte do programa ArcelorMittal Forma e Transforma e tem como propósito impulsionar o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. Desde 2019, a iniciativa tem premiado e proporcionado oportunidades a grupos culturais e iniciativas locais em Minas Gerais, além de realizar ações formativas e promover mostras artísticas e culturais.

Na edição de 2023, a Mostra, que tem como foco a valorização e difusão da memória cultural e das expressões artísticas, será voltada para a formação e capacitação de artistas, trabalhadores da cultura, mestres da cultura popular e produtores culturais que enfrentam desafios no acesso ao mercado cultural. Entre as ações previstas para este ano estão cursos de formação, oficinas de gestão cultural e elaboração de projetos, oficinas de criação artística em formato híbrido e oficinas de educação patrimonial em escolas.

Além disso, serão realizadas Mostras descentralizadas com cortejos cênicos desenvolvidos pelos alunos dos cursos, a produção de uma cartilha sobre a diversidade cultural local em cada região e a criação de quatro vídeos de animação, um por região, com a participação de todas as cidades, resultado da oficina de educação patrimonial.

De acordo com Clarice Libânio, coordenadora executiva do Favela é Isso Aí, um dos objetivos deste ano é facilitar o acesso dos artistas locais aos recursos que serão disponibilizados por meio das Leis Paulo Gustavo e a nova Aldir Blanc. Para isso, serão oferecidos cursos de formação divididos em dois grupos de estudo: o Grupo 1, focado em gestão e produção cultural, abordará temas como elaboração de projetos, captação de recursos e comunicação para artistas e grupos culturais; e o Grupo 2, voltado para o aprimoramento artístico, oferecerá aulas em linguagens artísticas específicas adaptadas a cada cidade ou região, conforme as demandas locais.

Ela explica que os cursos de formação deste ano serão encontros técnicos que promoverão diálogos entre profissionais consultores capacitados e os participantes. “O intuito é apresentar ferramentas práticas para que os artistas e gestores possam melhorar sua atuação e alcançar resultados positivos no campo da arte e da cultura, adquirindo conhecimentos sobre leis de incentivo, recursos, elaboração de projetos e ferramentas de gestão e produção cultural, incluindo a gestão de suas carreiras”, afirma.

Para participar, é necessário residir e desenvolver a maior parte das atividades artístico-culturais em uma das cidades e regiões contempladas pela Mostra. As áreas incluem João Monlevade, Juiz de Fora e as regiões Centro-Oeste de Minas Gerais (Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral) e Jequitinhonha (Carbonita e Senador Modestino Gonçalves). Serão disponibilizadas 120 vagas, com uma média de 30 vagas por região.

Além dos cursos de formação, a Mostra da Diversidade Cultural também terá Mostras Artísticas em cada localidade, para que os artistas apresentem seus trabalhos e expressões culturais à comunidade local. Os alunos que cumprirem o mínimo de 75% da carga horária do curso escolhido e atenderem aos requisitos do edital terão a oportunidade de se inscrever, individualmente ou em grupos, para pleitear recursos destinados à realização de ações em rede e apresentações artísticas dentro da Mostra.

A Mostra da Diversidade Cultural 2023 teve início em 7 de junho, com uma Aula Magna online de formação de gestores culturais, e continuará ao longo do ano com atividades envolvendo artistas, educadores e mostras abertas ao público. A Mostra é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. Conta também com o apoio das Prefeituras dos municípios participantes e é realizado pelo Governo de Minas Gerais.

LIVE TIRA DÚVIDAS

No dia 05 de julho, às 19 horas, no canal do YouTube do Favela é Isso Aí, haverá uma live tira dúvidas com Clarice Libânio, Coordenadora Executiva do Favela é Isso Aí, César Maurício, Diretor Artístico da Mostra da Diversidade Cultural e do Favela é Isso Aí e Sheilla Piancó, Analista de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal. 

Serviço:

Mostra da Diversidade Cultural

Inscrições abertas até dia 26 de julho

Live tira dúvidas – 05/07, 19h – https://www.youtube.com/watch?v=JkAuknu2ZA0

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO