Vai começar a Mostra da Diversidade Cultural em Minas Gerais

Com o objetivo de impulsionar a cultural mineira, a edição 2023 promove formação para artistas e produtores culturais em diversas regiões do estado e mostras artísticas 

Grupo NUN de Juiz de Fora_ Mostra da Diversidade Cultural em Belo Horizonte – Foto: Ju Costa

A Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular – edição 2023, começa dia 15 de agosto com a aula magna introdutória, ministrada por Clarice Libânio, do Favela é Isso Aí, com a temática da política cultural e das perspectivas da arte e da cultura como fatores de desenvolvimento sustentável e de transformação social. A aula é aberta ao público em geral e será transmitida no canal do Favela é Isso Aí no YouTube. 

Em seguida, os alunos poderão acompanhar o curso online de captação de recursos para artistas e grupos culturais, oferecido por Sheilla Piancó, da Fundação ArcelorMittal.

A Mostra da Diversidade Cultural 2023 se estrutura a partir de encontros técnicos com diálogos entre profissionais consultores e os participantes. Com previsão de atender a 120 artistas e produtores culturais – das regiões Jequitinhonha e Centro-oeste de Minas, e das cidades de Juiz de Fora e João Monlevade – a seleção teve que ser ampliada, em virtude do grande número de pessoas que se inscreveram para participar.

De acordo com Clarice Libânio, coordenadora do Favela é Isso Aí, esta ampliação vem ao encontro aos objetivos da Mostra, fornecendo conhecimentos e ferramentas práticas para artistas e produtores, visando profissionalizar o campo da arte e cultura e dinamizar seus impactos. “Como a procura por formação em gestão cultural e aperfeiçoamento artístico foi muito além do número de vagas disponíveis, reorganizamos o projeto para contemplar praticamente todos os inscritos, saindo de 120 para 220 vagas ofertadas. O impacto desta formação, esperamos, será grande junto aos artistas e gestores das culturas populares e manifestações do patrimônio imaterial das regiões onde será realizada, inclusive facilitando o acesso dos artistas locais aos recursos disponibilizados pelas Leis Paulo Gustavo e a nova Aldir Blanc”, conta.

A Mostra da Diversidade Cultural – edição 2023, realizada pelo Favela é Isso Aí e com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, foca na formação e capacitação de artistas e trabalhadores da cultura das periferias e pequenas cidades, com cursos e oficinas em formato híbrido e mostras artísticas presenciais em cada uma das cidades onde a Mostra vai acontecer. As cidades contempladas são: João Monlevade, Juiz de Fora, Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Quartel Geral, Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

De acordo com Adriana do Carmo, Gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, a parceria da empresa com a Mostra, que já é realizada há seis anos dentro do Programa Forma e Transforma, é mais uma das ações de incremento das artes e das capacidades nos territórios de atuação do grupo. Para ela, “através de projetos como este temos levado, há 35 anos, ações de fortalecimento das comunidades onde atuamos, de seus ativos humanos e culturais. Ao comemorarmos o aniversário da Fundação ArcelorMittal também comemoramos a adesão das cidades a esta proposta de formação e difusão das artes e culturas locais”. 

Os participantes terão acesso a cursos de formação, elaboração de projetos, oficinas de criação artística e educação patrimonial em escolas. Haverá Mostras descentralizadas com cortejos cênicos, produção de cartilhas sobre a diversidade cultural local em cada região e a criação de quatro vídeos de animação representando cada uma delas.

Os cursos serão divididos em dois grupos: um focado em gestão e produção cultural, com temas como elaboração de projetos, captação de recursos e comunicação para artistas e grupos culturais; e o outro voltado para a formação e aperfeiçoamento artístico em temáticas específicas, que serão adaptadas a cada cidade ou região.

Os alunos que cumprirem o mínimo de 75% da carga horária do curso escolhido e atenderem aos requisitos do edital terão a oportunidade de pleitear recursos para realização de ações em rede e apresentações artísticas dentro dos eventos finais da Mostra da Diversidade Cultural, que serão realizados em março e abril e 2024.

A Mostra é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. Conta também com o apoio das Prefeituras dos municípios participantes e é realizado pelo Governo de Minas Gerais.

Conheça os professores da Formação em Gestão Cultural e as temáticas abordadas:

Clarice de Assis Libânio

Temáticas: política cultural, elaboração e gestão de projetos culturais.

Coordenadora executiva do Favela é Isso Aí. Consultora de diversos órgãos, públicos e privados, nas áreas de cultura e patrimônio imaterial, desenvolvimento local, estudos ambientais, diagnósticos socioeconômicos e avaliação de impactos.

César Maurício Alberto

Temáticas: arte-educação, inovação em artes e criatividade, animação com os alunos e montagem e produção da Mostra Cultural

Diretor e coordenador artístico da ONG Favela é Isso Aí. Doutor em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Portugal. Artista plástico, compositor e realizador de diversos documentários, videoclipes e vídeos em animação.

Sheila Piancó

Temática: Captação de Recursos

Analista de Investimentos Social da Fundação ArcelorMittal

Nil César

Temáticas: Captação de Recursos. Direção e Criação de cenas artísticas para intervenções artísticas e cortejos cênicos. Montagem e produção da Mostra Cultural.

Morador do Morro do Papagaio desde que nasceu (favela de Belo Horizonte/MG), gestor sociocultural, administrador e artista teatral. Com mais de 25 anos de atuação em ações culturais e sociais no país, é fundador do Grupo do Beco e da Casa do Beco e diretor estratégico desde a sua fundação.

Ludmila Ribeiro

Temática: Comunicação para grupos e coletivos culturais

Graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo Cultural. Gestora cultural, atua com comunicação, planejamento e desenvolvimento de projetos.

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação da arte e da cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal 

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.  

Serviço:

Mostra da Diversidade Cultural 2023

Primeira aula transmitida no canal www.youtube.com/favelaeissoai

Para mais informações acesse o site: www.favelaeissoai.com.br e as redes sociais @favelaeissoai e @mostradiversidademg

Fotos: Ju Costa @clicksjux