Mapa do Hip-Hop

A cena hip-hop vem ganhando espaços e se fortalecendo como linguagem artística e manifestação sociocultural legítima das juventudes urbanas em todo o país.

Reconhecer essas manifestações e seus fazedores, conhecendo essa cena em profundidade e extensão é primordial para as políticas públicas de cultura, de forma a serem cada vez mais democráticas e inclusivas.

Nessa perspectiva, Favela é Isso Aí vem realizando ações de pesquisa e mapeamento cultural, com foco no hip-hop das Gerais.

Em 2025 / 2026, o projeto – que é parte integrante da Mostra da Diversidade Cultural – Imagens da Cultura Popular – pede licença e chega nas cidades de Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni e Uberlândia.

A realização é da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais e CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto conta também com o apoio e a parceria das prefeituras de Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni e Uberlândia.

As principais etapas do projeto são:

  • Cadastro de artistas e grupos do movimento em cada uma das cidades, com lançamento do Mapa do Hip-Hop;
  • Oferta de cursos e formações gratuitas nas áreas de gestão, elaboração de projetos, captação de recursos e aperfeiçoamento artístico, para profissionalização do setor;
  • Realização de mostras artísticas e culturais para encerramento dos cursos.

Se você é um artista do hip-hop de alguma dessas cidades, basta se inscrever para participar no link a seguir: https://forms.gle/EWKtj1HwHvAKjSRG7

Ou apontar seu celular para o QRcode