Favela é Isso Aí – 21 anos de história

Audiodescrição

A exposição Favela é Isso Aí – 21 anos de história é parte da Mostra da Diversidade Cultural, edição 2024, em sua etapa de intercâmbio em Belo Horizonte.

É composta por fotos, vídeos, jornais e livros que trazem as atividades que vêm sendo realizadas desde 2004 pela equipe do Favela é Isso Aí, apresentando a rica diversidade cultural das periferias.

Os acervos mostram artistas das favelas da capital mineira e de nove cidades do interior do estado, onde a ONG tem atuado nos últimos anos.

“Desde sua criação, em 2004, Favela é Isso Aí tem se voltado para o conhecimento, reconhecimento e divulgação das artes, culturas e manifestações populares que ocorrem nas periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no interior de Minas e do Brasil. Dentro desta trajetória um projeto de sucesso é a Mostra da Diversidade Cultural, uma verdadeira vitrine para as potências culturais das comunidades, que está sendo celebrada nesta exposição”, afirma Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora do projeto.

Favela é Isso Aí começou seu trabalho em agosto de 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, resultado de quase dois anos de pesquisa em 232 favelas oficialmente reconhecidas na cidade. O guia revelou uma vibrante cena artística, com mais de 7 mil artistas cadastrados.

Ao longo de seus 21 anos, a organização vem promovendo projetos de pesquisa, conhecimento e o reconhecimento das artes e culturas periféricas, produção de vídeos, oficinas, livros e mostras culturais em várias cidades de Minas Gerais e do Brasil.

A exposição é realizada pela ONG Favela é Isso Aí, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta também com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que é parceira através do Espaço do Conhecimento e também do Departamento de Turismo – e realização do Governo de Minas, através da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Texto do curador

Marcus Vinicius Teixeira Silva – Curador

Debruçar sobre o acervo do Favela é Isso Aí e tentar sintetizar mais de duas décadas de vida em imagens foi uma viagem. Uma viagem que me fez subir morro, entrar em ônibus, soltar pipa, jogar bola e frequentar mercadinho. O desafio de selecionar recortes foi se transformando em uma revelação, à medida que eu contemplava a força documental e a autenticidade daquilo e daqueles que, por vezes, permanecem à margem da visibilidade.

Essa seleção de imagens busca apresentar a rica diversidade de cenários e personagens que compõem esses territórios, revelando aspectos do cotidiano, celebrações e a própria arquitetura social. Vocês vão ver o olhar apurado dos fotógrafos profissionais, com toda a técnica, a composição e a sensibilidade para capturar a essência dos momentos e suas nuances; e a espontaneidade, a verdade crua e a perspectiva única das lentes dos jovens e das crianças que participaram das oficinas de fotografia, entregando registros genuinamente históricos e cheios de vida.

Então, convido a todos para embarcar nesta viagem visual, percorrendo as roças, as ruas, os campos e as manifestações culturais mais diversas do povo de Belo Horizonte e de Minas Gerais afora, pois aqui está um vasto legado visual construído e documentado ao longo dessas mais de duas décadas.

Ficha técnica

Favela é Isso Aí – 21 anos de história

  • Coordenação Executiva - Clarice Libânio
  • Coordenação Artística - César Maurício
  • Curadoria - Marcus Vinícius Teixeira
  • Concepção - Clarice Libânio e César Maurício
  • Suporte museológico e consultoria pedagógica - Luzinete Assis
  • Suporte à expografia - Rodrigo de Oliveira
  • Produção e montagem - Elke Rezende, Raquel Lopes, Franklin Gonçalves
  • Vídeos - Arthur B. Senra e Fernando Libânio
  • Coordenação administrativa, financeira e prestação de contas - Elza Matriz Pinto
  • Assistentes de produção e articulação - Cristiano Pereira da Silva e Ed Marte
  • Coordenação de comunicação - Notre Comunicação
  • Assessoria de Imprensa - Angela Azevedo
  • Divulgação e Redes Sociais - Paula Ferreira Granja e Ana Clara Parreiras
  • Designer Gráfico e comunicação visual - Adriane Puresa. Elefante Voador Design
  • Acessibilidade - Libras e Audiodescrição - RLO LIBRAS
  • Mediação da Exposição Belo Horizonte - Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG
  • Fotos - Adryel Ribeiro, Érika Neves, Henrique Tavares, Jorge Júnior, Juliana Costa, Marcus Vinícius Teixeira, Paulo Lopes, Pedro Davi, Sueli Santos, Trip Day Imagens, Wir Caetano, além de acervos dos projetos Favela é Isso Aí, fotos dos bolsistas e alunos das oficinas

Acompanhe nas redes sociais