Logotipo da Mostra da Diversidade Cultural

Registro e divulgação da produção artística e do patrimônio imaterial das comunidades

Imagem artística ilustrativa

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde 2008 o projeto vem sendo realizado em formatos variados e foi incrementado com o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local a partir de 2018.

Leia mais

Territórios e manifestações

Conheça aqui o resultado das pesquisas realizadas e o perfil de cada um dos territórios trabalhados pelo projeto

Imagem ilustrativa

Vídeos

Todas as edições do projeto geraram produtos audiovisuais, que podem ser conferidos nas nossas playlists. Conheça mais sobre o projeto e veja as Mostras dos grupos participantes.

Assista aos vídeos do projeto

Linha do tempo

Uma das ações da Mostra da Diversidade Cultural é o reconhecimento, em forma de premiação, das ações, projetos e iniciativas realizadas nos territórios onde atua. Através do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local são lançados editais públicos e os artistas ou grupos selecionados recebem premiação em dinheiro e participaram de encontros formativos, com o objetivo de contribuir para sua constante profissionalização. Com esta ação, também são fortalecidas as trocas, as redes e a reflexão sobre a cena cultural local, estimulando o intercâmbio de experiências.

Saiba mais a seguir sobre as últimas edições do Prêmio e seus premiados.

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais