Vilas Marieta I e II População: 991

As Vilas Marieta I e II, na região do bairro Tirol, na Regional Barreiro, surgiram no início da década de 60. O nome é uma homenagem a D. Marieta Purqueri de Jesus que, na época, doou um lote para a construção da Igreja São Vicente de Paula, que pertence as Vilas.

As Vilas Marieta I e II, na região do bairro Tirol, na Regional Barreiro, surgiram no início da década de 60. O nome é uma homenagem a D. Marieta Purqueri de Jesus que, na época, doou um lote para a construção da Igreja São Vicente de Paula, que pertence as Vilas.

Alguns moradores mais antigos contam que o terreno, onde hoje ficam situadas as vilas, pertencia a José e Maria Augusta que abandonaram a região por causa de imigrantes alemães que utilizavam as terras para extrair madeira, abrigar e alimentar cavalos. As constantes brigas com os forasteiros, que chegaram ser caso de polícia, resultaram no abandono terreno que, posteriormente, foi ocupado por pessoas que trabalhavam em uma fábrica de cerâmica e vivam nas proximidades.

Outros moradores contam que o casal morreu e as terras ficaram abandonadas, pois não existiam herdeiros próximos. Os tais forasteiros alemães ocuparam o terreno e queriam lotear para vender, o Sr. Francisco Gomes Barbosa, o Chiquito, hoje falecido, tomou partido da situação e procurou um advogado que o ajudou conquistar, dividir o terreno e doar para a população.

D. Irma Aganetti Barbosa (74), moradora da comunidade há 53 anos e esposa do Sr. Francisco, relata que para construir as casas, as pessoas contavam com a solidariedade alheia. Onde atualmente fica a Avenida Senador Levindo Coelho, antes era uma estrada de terra. De acordo com moradores, o local onde estão situadas as vilas era conhecido como Jatobá, nome, hoje, dado a outros bairros da região: Jatobá I, II e III.

A energia elétrica também é fruto da época de Sr. Francisco, que conseguiu inúmeras conquistas para os moradores da região. O abastecimento de água foi conseguido devido a atuação de Sr. Francisco e de um outro morador da vila, Sr.Vicente, na época funcionário da Copasa.

A Associação Comunitária das Vilas surgiu em 1985 e o 1º presidente foi Lindolfo dos Santos (79), morador há quatro décadas e figura lendária da comunidade e da Folia de Reis da região. Ele contou, em entrevista à equipe de pesquisa da ONG Favela é Isso Aí, que uma das principais conquistas da entidade foi o asfalto, que hoje abrange as duas vilas.

Atualmente, a maior parte das entidades e equipamentos que atentem a população local são do bairro Tirol. Posto de Saúde, escolas e creches ficam fora das pequenas vilas, mas os moradores não reclamam. A comunidade fica próxima a estação Diamante e é atendida por várias linhas de ônibus.

Calendário

Festa Mês Dia Local
Festa de São Vicente Setembro 25 Igreja São Vicente de Paulo
Festa Junina – Quadrilha Junho Em frente à Igreja São Vicente de Paulo e nas ruas
Folia de Reis Dezembro 24 Igreja São Vicente de Paulo e nas ruas e casas da

Todas as comunidades

Dados demográficos

Área:
Marieta I: 40.828 m²
Marieta II: 5.716 m²
Localização: Regional Barreiro, próximo ao bairro Tirol
Número de domicílios:
Marieta I e II: 236
População total residente:
Marieta I e II: 991 pessoas

Mais informações

Dados demográficos

Fonte: Urbel, Universo de Trabalho 2002.
Obs: não foi possível apresentar outros dados da Vila Marieta, pois a mesma está incluída dentro de um Setor Censitário que abarca grande área do bairro vizinho, comprometendo a veracidade das informações específicas sobre a comunidade.

×

Equipe

Supervisor de Pesquisa
Edmar Pereira da Cruz

Pesquisadora
Luciene Patrícia da Silva

Bolsistas
Lidiane Donato Santos
Keila Silva Pereira

Estagiária de jornalismo
Sílvia Brina

Revisão de Textos
Edilene Lopes


Entidades

Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II
Vilas Marieta I e II

Artistas

A pesquisa realizada pela equipe do Favela é Isso Aí na comunidade, com apoio dos correspondentes bolsistas, revelou que existem pelo menos 19 artistas-solo e grupos culturais nas Vilas Marieta I e II. A maior parte da produção artística é na área de artes plásticas, somando 05 cadastros (26,31%). Em segundo lugar estão a música e o artesanato, atividades desenvolvidas cada qual por 04 cadastrados (21,05%) da comunidade. A área de dança é a terceira manifestação artística presente na Vila Marieta, com três representantes (15,78%). Artes visuais (5,26%), literatura (5,26%) e folclore e religiosidade (5,26%), nesta ordem, são as atividades menos desenvolvidas. A maior necessidade, relatada por 15 artistas (78,78%), é a de recursos materiais e financeiros para produção do trabalho artístico. Seis dos cadastrados (31,57%) disseram ter necessidade de espaço para produzir, ensaiar, expor e/ou apresentar seu trabalho. A necessidade de divulgação foi considerada a mais relevante por três entrevistados (15,78%).

Logomarcas