Artista » Grupo do Beco

  • Área cultural: Teatro
  • Comunidade: Aglomerado Santa Lúcia
  • Telefone(s): (31) 3344-1123 / (31) 3282-8381 / (31) 9687-1257
  • Endereço: Avenida Arthur Bernardes nº. 3876 - Barragem Santa Lúcia – Aglomerado Santa Lúcia - BH
  • Classificação: teatro;

Descrição:

Pra quem acha que teatro não é cultura da favela, o Grupo do Beco, da Barragem Santa Lúcia, mostra que o talento e a perseverança são capazes de desmentir os estereótipos.
Formado por nove moradores do Aglomerado Santa Lúcia, o Grupo do Beco foi juridicamente instituído em 2001, mas desde 1995 atua na comunidade, primeiramente com o nome de grupo ENcenAÇÃO. Desde o início das atividades, o grupo coleciona no currículo oito montagens: “Consumidores à Beira de um Ataque de Nervos”, de 1996; “O Casal”, de 1998; “Casamento e Bronca na Roça”, “Coisa de Criança” e “O Afilhado da Morte”, todas de 1999; “Quis 500?”, uma crítica sobre as comemorações dos 500 anos de Brasil, montada em 2000; “Bendita a Voz Entre as Mulheres”, de 2003; e “Morro de Amores”, 2006.
O Grupo coloca como seu diferencial a utilização da linguagem do teatro como instrumento para um trabalho de transformação social. De acordo com o coordenador e fundador do grupo, Nil César, o processo de planejamento estratégico do grupo, conduzido por Rômulo Avelar, assessor do Grupo Galpão e ex-presidente da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mostrou que o “negócio” do Grupo do Beco não é teatro, mas sim transformação social. Isso significa que o teatro, nesse caso, é pensado apenas como uma ferramenta a serviço de um engajamento mais efetivo dos atores com a comunidade onde vivem.
Esse envolvimento se expressa em diversas atuações, como, por exemplo, na participação dos membros do grupo na editoria da Revista da Laje, que já está em sua segunda edição; na oferta de oficinas diversas para a comunidade e, principalmente, através da implantação da Casa do Beco.
A Casa do Beco é um espaço conquistado pelo Grupo no ano de 2003, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Telemig Celular. Está situada em imóvel de três andares, dois dos quais do Grupo, na rua que limita a comunidade com o bairro e às margens da área de lazer da Barragem. Estratégica do ponto de vista de sua localização e acessibilidade, a intenção do Grupo é transformar a Casa do Beco em um Centro Cultural com teatro, atendendo tanto à comunidade quanto ao público externo.
Para Rômulo Avelar, que desde 2003 presta assessoria ao Grupo do Beco, essa experiência é ímpar pelo poder de mobilização e pelo compromisso com a comunidade. “Esse trabalho é o primeiro passo para a consolidação de um novo movimento cultural no Aglomerado Santa Lúcia e tem como objetivo a abertura de oportunidades de crescimento para os jovens da região”, afirma.

Outros artistas da comunidade

Entidades da comunidade

Outras comunidades