Palco de Expressão Cultural

Palco de Expressão Cultural
Em iniciativa pioneira, artistas do Hip Hop de Belo Horizonte e Região Metropolitana estimulam a comunidade a ocupar equipamento público.

Dia vinte e cinco de junho de 2006, a Praça do Bairro São Mateus, em Contagem, recebeu o Palco de Expressão Cultural, realizado através do Projeto Praça Sempre Viva. A idéia surgiu dentro da própria comunidade, em uma parceria entre Poliane Honorato, moradora da comunidade, integrante do grupo Atitude de Mulher e do Coletivo Hip Hop Chama, do amigo Dowg, integrante da Conspiração Subterrânea Crew, do grupo Saga Contínua e também do Coletivo Hip Hop Chama.

A Praça, antes de 2004, abrigava um conjunto de moradias precárias construídas desordenadamente no terreno acidentado. O local foi revitalizado e as famílias deixaram o terreno. A Praça foi construída pela Prefeitura de Contagem e o espaço, entregue à comunidade, com um prédio, que foi destelhado e destruído. A comunidade nunca soube ao certo o que o prédio abrigaria, porque permaneceu fechado desde a entrega. O espaço, que fica próximo a duas quadras poliesportivas de basquete, futebol, areia e vôlei, nunca havia sido palco de um evento cultural para os moradores.

Segundo José de Souza, administrador regional da Prefeitura de Contagem e apoiador do evento, a iniciativa cultural da comunidade do Bairro São Mateus abre uma porta de diálogo com o Poder Público e representa uma conquista para o local: “O terreno que hoje abriga a Praça era conhecido como “Buracão do São Mateus. O terreno tinha dezoito metros de profundidade, sendo uma área de risco. Depois que foi aterrado, surgiu a idéia de construir uma praça. Antes deste evento não havia um diálogo com a Prefeitura por falta de participação da comunidade.Com esta decisão de ocupar um equipamento público abrem-se portas para outras discussões que podem trazer melhorias”, afirma.

A carência de atividades culturais que ocupassem o espaço construído fez Poliane pensar no projeto, que já era um sonho antigo. “A Praça do São Mateus estava sendo cada vez mais depredada, destruída e pixada, por isso decidimos grafitar os muros, para que as pessoas tenham a consciência de não destruir o que elas mesmas ajudaram a construir.” explica.

Poliane, Dowg, José de Souza, que intermedia as demandas entre comunidade e a Prefeitura de Contagem, Pastor Terrinha e James, comerciante local, definiram as diretrizes do primeiro evento, que acreditam ser o ponto de partida de uma série. A parceria com a Aliança Cultural Taquaril também foi importante para a montagem do som do evento: foi definido um desconto no valor da locação do equipamento para viabilizar a sonorização.

Os quatro elementos do Hip Hop tiveram espaço garantido no decorrer do evento: os dj’s Tocão e Two-3 presentes nas pick-ups, os mc’s dos grupos de rap presentes, os grafiteiros e também os b.boys. Participaram do evento, Espada de Fogo, Deus Próprio e Missionários do Rap, Artilharia Pesada da Rima – APR, Atitude de Mulher, Dejavu, Crime Verbal, Nossart, CDR Trincamentes, Conspiração Subterrânea Crew, Hurbanuz, Sobreviventes Aliados e o MC Maisena e Nenéu da Rádio Taquaril. Os grafites foram elaborados com grupos de pichadores do local sob a coordenação dos grafiteiros Edmar, Anjo, Haik, Mar Crew (com seis integrantes), Fúria, de Santa Luzia, W.Will, que é também integrante do grupo Missionários do Rap e Filipe, oficineiro do Projeto Abrindo Espaço, implantado na Escola Estadual Maria de Sales Ferreira. A dança b.boying esteve muito bem representada com a participação de Bino B.Boy e o B.Boy Saci, que pertence a Mar Crew e ao Coletivo Hip Hop Chama.

A primeira edição do Projeto Praça Sempre Viva já começa a render frutos. Na última semana do mês de julho foi enviado um projeto de revitalização da Praça e do prédio para a Prefeitura de Contagem, através da Regional Nacional. “No prédio desejamos implantar um centro cultural, que abrigue os diversos grupos do Bairro São Mateus. É onde pretendemos instalar a sede da nova associação e também oferecer aulas gratuitas de informática para a comunidade, que recentemente recebeu a doação de cinco computadores. As associações existentes estão desestruturadas, porque não há quorum” salienta Poliane.

Veja galeria de fotos.

Fontes:
José de Souza – Administrador da Regional Nacional da Prefeitura de Contagem
Contato: 8835-8379

Poliane – Organizadora e Idealizadora do Projeto Praça Sempre Viva. Integrante do grupo de rap feminino Atitude de Mulher e do Coletivo Hip Hop Chama
Contato: 3912-7096
9261-0266

Dowg – Organizador do Projeto Praça Sempre Viva, integrante do grupo Saga Contínua e da equipe de Hip Hop Conspiração Subterrânea Crew
Contato: 3474-2143