SAI RESULTADO DO FESTIVAL AUDIOVISUAL VISÕES PERIFÉRICAS

Durante quatro dias na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, o olhar das periferias de todo o Brasil deu as caras e foram exibidos 74 vídeos, de favelas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte a aldeias indígenas no Amazonas e no Acre. Uma exibição diversa, com os olhares mais plurais, onde realizadores e público se reconheciam e se aceitavam nas diferenças.

Depois de três dias de exibições dos 34 vídeos selecionados para a Mostra Competitiva, os jurados deram o veredicto final. Saci no Morrinho, dirigido por Nelcirlan de Sousa, José Carlos e Rodrigo de Maceda, da ONG Morrinho do Rio de Janeiro levou o Prêmio de Melhor Filme. O Prêmio Crítica Social foi para o vídeo Gritos da Alma, dirigido por Carlos Pereira, Daniela dos Santos, Élcio Freitas, Priscila Pereira e Sérgio Luiz, da Associação Cultural Kinoforum.

O Prêmio Retrato da Periferia ficou com KAHEHIJÜ ÜGÜHÜTU, O manejo da câmera, do Coletivo Kuikuro de Cinema, de Olinda, Pernambuco. E o Prêmio Coisas Nossas foi para o Campim, realizado no Complexo de Favelas do Alemão, dirigido por Jéferson de Oliveira e Eduardo Dornelles, do grupo Cinema Nosso. As menções honrosas ficaram com Pare, Olhe e Escute (RJ) e A Música da Minha Vida (ES).

Ainda foram premiados, pelas Premiações Paralelas os seguintes vídeos: Prêmio Reperiferia: Albertinho; Prêmio ABDeC: Picolé, Pintinho e Pipa; Prêmios Cachaça Cinema Clube – Menção Afetiva: Raiz Pankararu (PE) e Vê Se Você Escuta (SP), Prêmio Melhores Filmes: Lia (BA), KAHEHIJÜ ÜGÜHÜTU, O manejo da câmera (PE) e A Música da Minha Vida (ES). O Melhor Filme do Festival (Saci no Morrinho) também será exibido no Canal Futura no programa Sala de Notícias em Debate, com os realizadores do vídeo.

Carta da Maré

O último dia de Festival, também foi marcado pela leitura da Carta da Maré, documento que resultou do Encontro de realizadores e coordenadores de projeto, que aconteceu na sede do Observatório de Favelas, no sábado, dia 9. O Encontro foi uma das atividades do I Fórum de Experiências Populares em Audiovisual (FEPA). Nele, cerca de 40 realizadores e coordenadores tiveram a oportunidade de discutir os rumos da produção audiovisual de origem popular, no Brasil.

A Carta foi lida antes da premiação e entregue ao chefe da Representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, o professor Adair Rocha. Em sua fala, Adair falou que o apoio às experiências populares no campo da cultura, é um dos princípios que norteiam o trabalho do Ministério e garantiu que a Carta da Maré chegará às mãos do Ministro Gilberto Gil e de Elizabeth Jaguaribe, Gerente da Secretaria de Audiovisual.

PREMIAÇÃO OFICIAL

Prêmio Melhor Filme
Saci no Morrinho – ONG Morrinho – RJ – Direção: Nelcirlan Souza, José Carlos, Rodrigo de Maceda

Prêmio Crítica Social
Gritos da Alma – Associação Cultural Kinoforum – SP – Direção: Carlos Pereira Jr, Daniela dos Santos, Élcio Freitas, Priscila Pereira, Sérgio Luiz

Prêmio Retrato da Periferia
Kahehijü Ügühütu, O Manejo da Câmera – Vídeo nas Aldeias – PE – Direção: Coletivo Kuikuro de Cinema

Prêmio Coisas Nossas
O Campim – Cinema Nosso – RJ – Direção: Jéferson de Oliveira e Eduardo Dornelles

Menção Honrosa
Pare, Olhe e Escute – Alice Prepara o Gato – RJ – Direção: Carlos Augusto e Zé
A Música da Minha Vida – Instituto Marlin Azul – ES – Direção: Alunos do Projeto Ima.Doc

PREMIAÇÕES PARALELAS

REPERIFERIA
Albertinho – Instituto Marlin Azul – ES – Direção: alunos da Rede Pública Municipal de Vitória

ABDeC
Picolé, Pintinho e Pipa – Nós do Morro – RJ – Direção: Gustavo Melo

CACHAÇA CINEMA CLUBE
Menção afetiva
Raiz Pankararu – Oficinas Kinoforum – SP – Direção: Alan George de Souza, Edcarlos Pereira do Nascimento, Kellin Greize Segalla Fornita, Tarcísio Henrique Nascimento
Vê se Você Escuta – Oficinas Kinoforum – SP – Direção: Celso Ricardo da Trindade, Eduardo S. de Paulo, Janilson Aparecido da Silva, José Jacó Lucas da Silva e Rodrigo Roberto do Nascimento

Prêmio Melhores Filmes
A Música da Minha Vida – Instituto Marlin Azul – ES – Direção: Alunos do Projeto Ima.Doc
Kahehijü Ügühütu , O Manejo da Câmera– Vídeo nas Aldeias – PE – Direção: Coletivo Kuikuro de Cinema
Lia – Movimento Cultural Arte Manha – BA – Direção: Jaco Galdino e Jaqueline Alves

CANAL FUTURA
Exibição de “Saci no Morrinho”, eleito o Melhor Filme, no programa “Sala de Notícias em Debate” com presença dos realizadores.

Foto: A.F Rodrigues/ Imagens do Povo
Matéria publicada em www.observatoriodefavelas.org.br