Escritores da periferia de BH estão em Recital no 8º Salão do Livro

Autores das comunidades de Belo Horizonte, selecionados pelo Concurso Prosa e Poesia no Morro, realizado pela ONG Favela é Isso Aí, participam de um dos recitais da 8º Edição do Salão do Livro, neste domingo (24), as 20h30.

Entre os artistas que terão textos publicadas no livro de poesias, uma das obras da Coleção Prosa e Poesia no Morro, do Favela é Isso Aí, estão Wanderson Adriano Marcelo, Sérgio da Silva Cláudio, Osiel Ferreira Vieira, Dulce Baptista Lopes, Warley Ferreira Araújo, José Antônio Inácio, Rosemeire Regina Pacheco, Márcio Pereira de Souza, Rodrigo Correa e Robert Cecílio.

A coleção é composta por cinco volumes e tem como objetivo a divulgação, apoio, proteção e promoção da diversidade cultural das favelas da capital mineira.

Os livros seriam lançados, agora, em meados do ano, mas, por dificuldades de patrocínio, as obras estão prontas, aguardando apenas verba para impressão. “A coleção já está toda produzida, com as pesquisas finalizadas, conteúdos prontos e revisados, arte gráfica, editoração e diagramação prontos, só falta imprimir e lançar. A principal dificuldade é o recurso financeiro, temos todo o material em mãos, mas não temos como imprimi-lo”, diz Clarice Libânio, coordenadora da ONG Favela é Isso Aí.

O custo estimado da impressão de 1.000 exemplares de cada um dos cinco volumes é de aproximadamente R$ 70 mil, recurso que a ONG está buscando para concluir o trabalho iniciado a cerca de um ano e no qual estão envolvidos diversos artistas da periferia e pesquisadores. “Como contrapartida para o parceiro, a ONG, oferece possibilidade de colocação de logomarca nos 5.000 exemplares da coleção, banner no coquetel de lançamento dos livros e uma cota de 5% dos exemplares”, completa Libânio.

Veja abaixo detalhes sobre a Coleção:
Volume 1. Banco da Memória – Traz o perfil e história de 18 comunidades de Belo Horizonte, levantados a partir da pesquisa de campo realizada em 2005 / 2006 com recursos do Instituto Telemar. A obra é a primeira atualização e aprofundamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte. O Guia é uma publicação pioneria e referência no Brasil em termos de mapeamento cultural em Vilas e Favelas.

Volume 2. Produção literária: apresenta poesias e contos dos escritores das favelas de Belo Horizonte, selecionados através de um concurso público lançado pela ONG Favela é Isso Aí no segundo semestre de 2006. Nesse concurso, foram selecionados 29 artistas, cuja produção está retratada no livro.

Volume 3. Receitas de favela – Ao longo dos últimos meses, a equipe de pesquisa Favela é Isso Aí recolheu receitas junto aos moradores das comunidades de BH. O resultado é uma soma de cerca de 100 receitas, algumas típicas, outras comuns ao repertório brasileiro, mas adaptadas para a realidade e cultura local.

Volume 4. Pensando as favelas de Belo Horizonte – Ensaios:
O quarto livro traz ensaios de especialistas sobre as favelas de Belo Horizonte, buscando focar o olhar sobre a situação das comunidades da cidade e suprir a grande lacuna existente na bibliografia sobre o tema.

Volume 5. Catálogo de artesanato – Em parceria com o curso de Design em Moda da FUMEC, traz os produtos de 12 artesãos / grupos de produção das comunidades de Belo Horizonte.

SUGESTÃO DE FONTE: Clarice Libânio – coordenadora da ONG Favela é Isso Aí – Telefone: 9779-7237