Projeto incentiva comércio local em comunidades de Belo Horizonte

A ONG Favela é Isso Aí lança o projeto ”Vendo ou Troco” no dia 4 de abril (sábado). O objetivo é fomentar o comércio local, incentivando as pessoas a consumir e trabalhar no próprio bairro. O projeto-piloto será realizado no Taquaril e Alto Vera Cruz, comunidades localizadas na região leste da capital mineira. Juntas, elas formam um dos maiores aglomerados de Belo Horizonte. Os estabelecimentos comerciais e as ofertas serão cadastrados e divulgados através do envio de mensagens por celular, panfletos, mídia local e quiosques eletrônicos (com computadores) para consulta. Os currículos dos moradores e o cadastro de prestadores de serviços ficarão em um banco de dados. Os encaminhamentos serão feitos de acordo com a demanda diagnosticada.

Diagnóstico e retorno

O diagnóstico no Alto Vera Cruz e no Taquaril constatou que as duas comunidades apresentam atividade comercial intensa, mas com necessidade de apoio e divulgação. Através das ações de pesquisa e ferramentas da comunicação e informação, o objetivo final do “Vendo ou Troco” é a geração de novos postos de trabalho, renda e incremento das atividades de micro e pequenas empresas, partindo do protagonismo local. Cerca de 500 pessoas serão diretamente envolvidas.

Parceria

Desde 2006, o projeto “Alô Cidadão!” é desenvolvido pelo Instituto Hartmann Regueira, em parceria com o Oi Futuro, na Pedreira Prado Lopes, outro aglomerado de Belo Horizonte. Em decorrência dessa parceria e dos bons resultados apontados nas avaliações do projeto, o “Alô Cidadão!” também beneficiará moradores do Alto Vera Cruz e do Taquaril.

O Alô Cidadão! fará a articulação, por mensagens de texto, entre os comerciantes locais. Os moradores das comunidades Alto Vera Cruz e Taquaril também foram cadastrados pelo projeto e passarão a receber no celular torpedos com informações sobre vagas de emprego, eventos culturais e notícias dos próprios bairros.

Favela é Isso Aí

A ONG, fundada em 2004, surgiu a partir do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio, coordenadora da instituição. O objetivo é valorizar a arte e a cultura nas vilas e favelas, pesquisando e divulgando os artistas e as manifestações locais. A ONG desenvolve, atualmente, os projetos “Banco da Memória” que documenta e divulga a história, os artistas e os equipamentos socioculturais das comunidades; o “Festival Nacional de Vídeos Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana”; o “Estúdio Favela é Isso Aí”, que produz e grava CD’s de artistas das comunidades; e o “Programa de Rádio Favela é Isso Aí”, em parceria com a rádio Inconfidência. A instituição produz um jornal impresso bimestral, boletim eletrônico semanal, sugestão de pauta quinzenal, mantém o site www.favelaeissoai.com.br e é responsável pela Coleção de Livros Prosa e Poesia no Morro.

Novos Brasis

O “Vendo ou Troco” e o “Alô Cidadão!” foram selecionados pela edição 2008 do Programa Novos Brasis, do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Realizado em parceria com ONG’s, o Novos Brasis apóia o desenvolvimento de iniciativas sociais que apliquem tecnologias da informação e da comunicação a favor da cidadania. O programa apóia projetos que promovam transformação social em localidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e faz parte da estratégia do Oi Futuro de contribuir com alternativas inovadoras de inclusão para a sociedade brasileira. Desde 2004, o Novos Brasis investiu cerca de R$ 6 milhões, beneficiando mais de 40 mil pessoas com mais de 60 projetos que já se tornaram realidade.

SERVIÇO
Evento: Lançamento do projeto Vendo ou Troco
Data: 04 de abril (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Rua Desembargador Bráulio, 938, Alto Vera Cruz, Belo Horizonte, MG

SUGESTÕES DE FONTE

1.Clarice Libânio – coordenadora da ONG Favela é Isso Aí
2.Amauri Lopes – proprietário da Loja de Cosméticos Mais Você, no Alto Vera Cruz
3.Geraldo Ronilson de Araújo – presidente da Associação Comercial do Taquaril
4.Fernanda Jardim de Melo, moradora do Taquaril e bolsista na pesquisa do Vendo ou Troco
5.Cecília Regueira – diretora executiva do Instituto Hartmann Regueira
6.Jozeli Rosa “Jô” – agente comunitária do Alô Cidadão!

Informações para imprensa:
Jornalista responsável – Edilene Lopes – (31) 9995-8028 / (31) 3282-3816
Flávia Silvestre: (31) 3282-3816