Livros da Coleção Prosa e Poesia serão distribuídos no “Livro de Graça na Praça”

A distribuição gratuita de livros começa às 8h30 e vai até às 13h. O Projeto “Livro de Graça na Praça” está na sétima edição. Nos últimos seis anos foram distribuídos 40 mil livros. Os principais objetivos são difundir o hábito de leitura e promover a inclusão cultural. As obras são editadas especialmente para o projeto. Já foram distribuídos exemplares de: “Ouvindo Estrelas” (2003), “Atrás da Porta” (2004), “Contos dos Contos” (2005), “Ócios & Ofícios” (2006), “A Primeira Vez” (2007) “Perdidos & Achados”, “Riscos & Rabiscos” (infanto-juvenil) e “Brasil Real: o outro lado da moeda” (cordel).
 
Neste ano, os lançamentos são: “Segredo, Descobri!” e os cordéis “Do Selo Lambido ao Ponto Com” e “Corpo de Bombeiros”.
 
Cordel em Braille
E pela primeira vez no Brasil será feita a edição e distribuição de um cordel em Braille. A obra é patrocinada pelo Instituto Benjamin Constant em comemoração aos 200 anos do alfabeto Braille.
 
Coleção Prosa e Poesia no Morro
Neste ano, a ONG Favela é Isso Aí é parceira do Livro de Graça na Praça. Serão distribuídos 280 exemplares da Coleção Prosa e Poesia no Morro. São cinco volumes:
 
Receitas da Comunidade – o livro foi dividido em capítulos temáticos: bolos, salgados, carnes, pães, massas, salgados, petiscos, caldos, entre outros. E ainda tem mais três capítulos especiais, dos grupos parceiros: Causa e Semear, que reúne moradores do Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas e As Doninhas da Vila Presidente Vargas.
 
Artesanato – no livro “Mostra de Artesanato” foram reunidos doze trabalhos desenvolvidos por grupos, artesãos-solo e cooperativas de várias comunidades de Belo Horizonte.
 
Ensaios – o livro “Pensando as favelas de Belo Horizonte – Ensaios” reúne artigos de profissionais ligados à área das ciências sociais, comunicação e ciências humanas que escrevem sobre a situação das vilas e favelas da capital.
 
Produção literária – “Produção Literária” é uma coletânea dos principais textos, entre prosa, poesia e contos, produzidos por artistas de vilas e favelas de Belo Horizonte nos últimos anos.
 
Banco da Memória – o livro traz a história aprofundada de 18 comunidades, pesquisadas no 1º ano do projeto Banco da Memória: os conjuntos Felicidade e Conquista da União e as vilas Marieta, São Rafael, São Miguel, Nossa Senhora do Rosário, Maria, Taquaril, Mariquinhas, Senhor dos Passos, Sumaré, Novo Ouro Preto, Imbaúbas, Apolônia e Acaba Mundo.
 
Livro de Graça na Praça
 
O projeto Livro de Graça na Praça tem o apoio cultural do Senac/MG, Sesc/MG, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte e Idéia Fixa – Clipping e Pesquisa, A Produção é da Alegra – Associação dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça.  
 
Mais informações: livrodegracanapraca.blogspot.com
Informações para a Imprensa: Edilene Lopes (31) 9995-8028 Agência de Notícias Favela é Isso Aí