Edição 2008 - Festival Favela é Isso Aí - Imagens da Cultura Popular Urbana

A primeira edição do Festival foi realizada em 2008 e teve 118 filmes inscritos, de todo Brasil, dos quais 38 foram selecionados para a mostra competitiva. Naquele ano, os filmes foram exibidos em onze centros culturais da capital mineira: Vila Marçola, Pampulha, Ziláh Spósito, Vila Fátima, Vila Santa Rita, Lindéia/Regina, Urucuia, Venda Nova, Alto Vera Cruz, São Bernardo e Liberalino Alves de Oliveira. Pelo menos 200 pessoas passaram pela Mostra Itinerante.

Na Categoria Imagens na Periferia, o filme premiado foi Cidade de Plástico, da diretora Liliane Sena, de Salvador. Na categoria Singular venceu 788 que tem na direção Fiell e Bruno Thomassin, do Rio de Janeiro. O vencedor na categoria Arte e Cultura Popular foi o filme Quarteirão do Soul de Davi Zocoli, de Brasília. E o público escolheu o filme Bibica, de Belo Horizonte, que levou o premio Júri Popular. Ainda foram concedidos dois prêmios de menção honrosa: um para o filme Guerreiras do Brasil, de Cacau Amaral e outro para Fábio Feter, pela excelência e inovação do conjunto da obra inscrito e selecionado para o festival. Os premiados nas categorias Singular, Imagens na Periferia, Arte e Cultura Popular e Júri Popular receberam além do Troféu, prêmio no valor de R$ 1.500,00.

Além do Festival, o projeto realizou ações de incremento à produção audiovisual das periferias de Minas Gerais, com a implantação de um núcleo audiovisual na sede da entidade (BH); realização de seis oficinas, sendo três de desenho animado e três de videodocumentário, nas cidades de Belo Horizonte, Santana dos Montes e Jequitibá. O processo de formação envolveu 90 pessoas, 30 em cada cidade. Como produtos, foram desenvolvidos vídeos, sendo três animações e seis documentários. Os alunos da oficina de Belo Horizonte também participaram na cobertura do evento parceiro Festival Internacional Vozes de Mestre, produzindo 10 documentários sobre os grupos participantes do Festival.

A ONG Favela é Isso Aí também ofereceu para os participantes do Festival a palestra Usos e Aplicações da Animação do Mercado, com Cristiane Zago, da Pictoz. Na Casa do Beco, na Barragem Santa Lúcia, foi realizada a Oficina de Direção de Ator para Curtas, com Nil César. E no Grupo Cultura NUC, no Alto Vera Cruz, foi realizada a Oficina de Rap-Reportagem, com Fábio Féter, da TV Brasil, de São Paulo.

Visualizar o catálogo

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais