Edição 2019 - Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular - Centro-Oeste

Em sua primeira edição na região Centro-oeste de Minas, o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local atendeu a projetos realizados nas cidades de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral.

Mesmo com o cancelamento do evento final, em virtude da pandemia do Covid-19, as ações realizadas pelas 13 iniciativas apoiadas envolveram 350 trabalhadores da cultura, entre artistas e técnicos e atingiram um público total de 5.173 pessoas.

A Mostra, de longa duração, teve 23 eventos realizados pelos premiados, sendo seis apresentações artísticas / shows abertos ao público, três aulas-show e concertos didáticos, seis oficinas e workshops e sete eventos de outros tipos (roda de conversa, contação de história, gravação de documentário, degustação de chás medicinais, Sarau, cortejo, rua de lazer). Além disto, realizou um Festival de Música e Poesia, em Dores do Indaiá, com premiação dos melhores poetas e músicos.

Visualizar o catálogo

Conheça cada um dos premiados:

Abaeté, Minas Gerais

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Tributo a Renato Andrade – Márcio Cavalcanti

    “Tributo ao Renato Andrade, do violino à viola caipira” é um show musical resultante de pesquisa biográfica do mestre Renato Andrade, a partir de relatos contados por pessoas que conviveram com ele. É um estudo da sua técnica inovadora de tocar viola caipira, abordando a primeira fase musical no violino e sua migração, aos 35 anos, para a viola caipira, instrumento com que foi aclamado no Brasil e em vários países como o melhor Violeiro do Mundo.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Universo Lúdico – Henrique Silva

    O projeto Universo Lúdico tem inspiração na época em que familiares e amigos ensinavam as crianças a fazerem seus próprios brinquedos e brincavam juntos, desenvolvendo habilidades fundamentais para toda a vida. Resgata a importância dos brinquedos e brincadeiras de um passado não muito distante, para a socialização e o intercâmbio entre as gerações. O Projeto também promove rodas de conversa sobre as histórias e a arte de brincar.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Formação Cultural e a Arte em Movimento – Laís Costa

    O projeto contempla a formação de jovens por meio da arte cinematográfica e estimula o mercado audiovisual da cidade. Aulas teóricas e técnicas, estímulo do olhar e também a importância do trabalho coletivo integraram a experiência de aprendizagem num set de filmagem profissional. O resultado foi a produção de um documentário realizado em Abaeté e contado pelos próprios moradores da cidade.

Bom Despacho, Minas Gerais

  • Arte e Transformação – Mateus Couto

    Arte e Transformação – Mateus Couto

    Arte e Transformação é um espetáculo musical de rua cantado e encenado pelas Margaridas, que é um grupo composto por uma família de quatro gerações de Dona Margarida, matriarca que fiava e tecia versos cantando e criando os filhos com música, simplicidade e fé. O espetáculo é um convite à vivência interativa do público com o cancioneiro popular, com música ao vivo apresentada em cantigas de roda e músicas autorais da própria Dona Margarida.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Melodias de Nossa Gente – Lucas Santos

    O espetáculo musical infanto-juvenil resgata conhecidas canções do folclore brasileiro como Peixe Vivo, Sambalelê e Marcha Soldado. Todas as músicas são executadas por um quinteto de cordas e uma percussão que soma às melodias os ritmos brasileiros: xote, baião e samba. A iniciativa valoriza o patrimônio cultural regional estimulando a memória afetiva de pessoas de todas as idades.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Gastronomia de Comunidade – Cláudio Santiago

    Gastronomia de Comunidade tem como objetivo incentivar a produção e comercialização de produtos culinários de pequenos produtores. Com a feira que se realizará regularmente, o projeto oferta gratuitamente barracas para que produtores locais comercializem seus produtos e se tornem conhecidos pela comunidade de Bom Despacho e região. O Projeto também realiza um levantamento dos hábitos alimentares e tradições culinárias nas comunidades.

Dores do Indaiá, Minas Gerais

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Patrimônio Jovem II – Sueli Santos

    O Projeto Patrimônio Jovem, em seu segundo ano de atuação, pretende mostrar o seu olhar sobre a presença e a influência do legado dos povos oriundos do continente africano, apresentando quatro expressões culturais de grande reconhecimento em Dores do Indaiá e em boa parte do estado: a Capoeira, a Folia de Reis, a Gastronomia e a Congada na mostra “Expressão Africana na Cultura Dorense”.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    I Festival de Música e Poesia Fausto Álvares Bernardes – Rosângela Caetano

    O I Festival de Música e Poesia Fausto Álvares Bernardes tem por objetivo dar oportunidade para adolescentes mostrarem seus talentos e inspirações poéticas. Músicos apresentarão canções autorais, resgatando os tradicionais festivais da canção de décadas passadas, que ainda hoje se destacam pelo Brasil. Pretende ser uma referência e já é reconhecido pelo público por valorizar suas raízes dorenses.

Martinho Campos, Minas Gerais

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Fotografia de Rua: Registro Histórico do Cotidiano – Marcus Vinícius Teixeira

    O projeto busca registrar o dia-a-dia de Martinho Campos e distritos por meio das lentes do fotógrafo Marcus Vinícius Teixeira Silva, em recortes que mostram o trivial, o singular, mas que ao mesmo tempo, expressam a universalidade e a essência do povo e da cultura local.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Banda na Praça – Banda Santa Cecília

    O projeto leva música de qualidade aos espaços públicos de Martinho Campos e região, preservando a sua identidade e a tradição das bandas de música do município, ao mesmo tempo que promove a educação musical gratuita a dezenas de crianças, jovens e adultos da cidade.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Associação Violeiros da Abadia

    A Orquestra Abadiense de Viola Caipira, ao longo de sua trajetória, busca valorizar a música raiz e a tradição cultural de nossa comunidade, promovendo eventos que possam despertar em jovens, crianças e adultos o interesse por essa arte, por meio das histórias de vida dos violeiros homenageados.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    O Palhaço no Interior do Interior – Godofredo e Cia

    Desde 2011, a Trupe Godofredo e Cia se apresenta em escolas, praças e eventos. Formada por oito participantes, recria esquetes circenses tradicionais da época do saudoso Palhaço "Vai ou Racha" levando muita alegria e diversão para toda a família. Venha se divertir com as trapalhadas de Godofredo, Florisbela, Digô, Bulacha, Frigideira, Bambolê, Risoto e Mequetrefe! Com eles sorrisos e alto astral estão garantidos!

Quarte Geral, Minas Gerais

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Cia de Dança e Ginástica Mista – Jeferson dos Santos

    Conhecido como “Superartes”, o projeto, com sede em Quartel Geral , apresenta, por meio da dança, a diversidade, a miscigenação e a criatividade contidas nas histórias de pessoas da comunidade. Busca ainda o resgate da cultural local, estimulando as crianças e os adolescentes no desejo de desenvolver e transformar suas vidas por meio da cultura e dos movimentos corporais artísticos.

  • Horto e Horta

    Maria Aparecida Rocha

    O projeto, que teve origem em Quartel Geral, tem por objetivo estimular a reflexão acerca dos benefícios do cultivo de hortaliças, legumes e alguns tipos de plantas medicinais benéficas à saúde humana e animal. Resgata antigos hábitos de consumo tornando-os referência na aprendizagem e na melhoria da qualidade de vida por meio do uso consciente das plantas medicinais e dos alimentos.

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais