Edição 2022 - Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular - Jequitinhonha

A Edição 2022 da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular contemplou, pelo terceiro ano consecutivo, a região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com artistas das cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

Diversificada, a Mostra apresentou 14 iniciativas e uma ação coletiva, que contribuíram, principalmente, para a transmissão dos saberes ancestrais destas localidades, e tiveram mais de 150 pessoas envolvidas nas ações apresentadas em Mostras Finais realizadas nas duas cidades.

Foram shows musicais, contação de estórias, feira de artesanato, folia de reis, danças tradicionais, degustação de comidas regionais e apresentações de dança e teatro.

Os resultados da Mostra foram propagados em instituições filantrópicas e espaços comunitário descentralizados em atividades de formação e difusão da cultura local, beneficiando mais de 400 pessoas.

Visualizar o catálogo

Conheça os projetos desta edição:

Carbonita, Minas Gerais

  • Sabores de Abadia

    Sabores de Abadia

    No projeto Sabores de Abadia as cozinheiras da comunidade mantêm vivas as tradições culinárias do Vale do Jequitinhonha através de pratos que fazem parte da identidade cultural gastronômica de Abadia, distrito de Carbonita, como rosquinhas, farofa de andu, torresmo, pão de queijo, mandioca frita e almôndegas.

  • Semente de Arte

    Semente de Arte

    A artesã Luciana Lourenço ensina crianças e adolescentes a confeccionar peças de artesanato a partir de cipó, palha de bananeira, sementes e pedrinhas, matérias primas em abundância no Vale do Jequitinhonha.

  • Resgate de Tradição

    Resgate de Tradição

    Tradição entre mulheres da comunidade rural do Retiro, as Baianas do Retiro, a Dança das Baianas é uma das manifestações culturais mais antigas de Carbonita. Elas ensaiam o ano inteiro, em encontros de convivência, para as festividades natalinas, quando se vestem de baianas e, dançando e cantando, levam oferendas ao Menino Jesus.

  • Grupo Cultural Versos e Violas

    Grupo Cultural Versos e Violas

    O grupo Versos e Viola, dedicado à manutenção da cultura musical de Carbonita, desenvolvendo ações de resgate e de incentivo ao surgimento de novos talentos na comunidade de Abadia, através de aulas de música.

  • Dança da Fita

    Dança da Fita

    O projeto, realizado em Abadia, distrito de Carbonita, traz a Dança da Fita, uma das mais antigas manifestações culturais brasileiras, presente em várias localidades no Vale do Jequitinhonha. A dança foi trazida ao Brasil por espanhóis e portugueses e faz reverência ao renascimento das árvores depois do inverno.

  • Oficina de Música Popular Brasileira

    Oficina de Música Popular Brasileira

    O projeto Oficina de Música Popular Brasileira realiza oficinas culturais, com ênfase na música popular brasileira, oportunizando a crianças e adolescentes o acesso a aulas de música gratuitas.

  • Art Music ND

    Art Music ND

    No projeto Art Music ND, o músico Elnatan Leite Oliveira, mostra os caminhos para a produção, gravação e divulgação de músicas em casa e com baixo orçamento.

Senador Modestino Gonçalves, Minas Gerais

  • Degustação de Quitandas

    Degustação de Quitandas

    A palavra “quitanda” tem origem no dialeto africano Quimbundo: “kitanda” e se refere ao tabuleiro em que se expõem mercadorias diversas de ambulantes. Pão de queijo, broa, biscoito de polvilho, rosca, bolo de fubá e outras saborosas quitandas fazem parte do patrimônio culinário de Minas Gerais. Em Senador Modestino Gonçalves, Inês Vieira dos Santos e seu filho Andrey aproveitam alimentos da zona rural como leite, ovos, queijo, milho e mandioca para prepararem as suas tradicionais e conhecidas quitadas.

  • Beto Olhiver

    Beto Olhiver

    Beto Olhiver é cantor e violonista das Bandas Dom Quixote – forró entre amigos, eleita Banda Revelação do 14º Prêmio Diamante do Ano de Diamantina.

  • Élcio Reis

    Élcio Reis

    Élcio Reis é músico e cantor dedicado ao resgate e divulgação da rica cultura musical do Vale do Jequitinhonha.

  • Grupo Melhor Idade

    Grupo Melhor Idade

    O Grupo Melhor Idade, formado por mulheres de Senador Modestino Gonçalves, preocupa-se em manter viva algumas das manifestações culturais do município, entre elas a Dança da Peneira. Tradicional nas festas juninas e festividades da zona rural, a Dança da Peneira comemora a abundância das colheitas e festeja o trabalhador do campo.

  • Companhia de Teatro Reconto

    Companhia de Teatro Reconto

    A Companhia de Teatro Reconto traz um projeto baseado nos costumes e tradições culturais do Vale do Jequitinhonha, principalmente das regiões banhadas pelo rio Araçuaí. Pela direção dos atores Dilson Moreira e Felipe D’avila, juntamente com a atriz Thalita de Paula, o projeto se dedica ao resgate de lendas que povoam o imaginário da comunidade de Senador Modestino Gonçalves.

  • Folia de Reis “Renascer da Tradição”

    Folia de Reis “Renascer da Tradição”

    A Folia de Reis “Renascer da Tradição” existe há mais de 10 anos e reúne violeiros e cantadores que celebram uma das manifestações culturais mais antigas e significativas do Brasil. Em Minas Gerais as Folias foram declaradas patrimônio imaterial do Estado em 2017.

  • Top Girls

    Top Girls

    Top Girls é um projeto cultural que oferece aulas de danças para meninas adolescentes de Senador Mondestino Gonçalves, com o objetivo de fortalecer vínculos sociais e propiciar atividades de lazer. No projeto, que existe há quatro anos, são ensinados os mais diversos estilos de danças: forró, zumba, samba, jazz, entre outros.

Prêmio Coletivo: Feira de Artesanato

  • Djalva Monteiro de Carvalho

    Djalva Monteiro de Carvalho

    Artesanato com tecido

  • Sebastiao dos Santos

    Sebastiao dos Santos

    Artesanato com cabaça, bambu, madeira e papelão.

  • Maria Aparecida Santa Rosa

    Maria Aparecida Santa Rosa

    Crochê e Tricô

  • Iracema dos Socorro Amaral

    Iracema dos Socorro Amaral

    Panos de prato em crochê

  • Yolanda de Jesus Neves Dias

    Yolanda de Jesus Neves Dias

    Artesanato com palhas de milho e bananeira

  • Maria das Mercês Ferreira

    Maria das Mercês Ferreira

    Artesanato com argila

  • Vanessa Fernandes Oliveira

    Vanessa Fernandes Oliveira

    Artesanato com bagaço de cana

  • Rosilene de Fátima Souza

    Rosilene de Fátima Souza

    Artesanato com palha

  • Luanna Aparecida Xavier Mendes

    Luanna Aparecida Xavier Mendes

    Doces Luminária

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais