Edição 2023 - Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular MG

A Edição 2023 da Mostra da Diversidade Cultural – Imagens da Cultura Popular foi realizada nas cidades de João Monlevade (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Quartel Geral (Centro-Oeste), Carbonita e Senador Modestino Gonçalves (Jequitinhonha) e Belo Horizonte (Metropolitana), com uma etapa de intercâmbio.

Foram apresentados variados eventos, com espetáculos de dança, performance, música, teatro, exposições e feira de produtos artesanais.

As ações desta edição tiveram como prioridade um intenso processo de capacitação, envolvendo artistas e grupos culturais das cidades participantes. Desde agosto de 2023, mais de 120 fazedores de cultura foram beneficiados por cursos e oficinas em formato híbrido, além de educadores formais e não formais envolvidos nas atividades de Educação Patrimonial promovidas pela Mostra.

Como produto desse processo, construído a muitas mãos, esta edição contou também com o lançamento da coleção de cartilhas de Educação Patrimonial da Mostra da Diversidade Cultural. Composta por quatro volumes, um por região, as cartilhas trazem as principais manifestações da cultura popular identificadas nas cidades participantes da Mostra.

Um dos principais objetivos da Mostra é contribuir para o fortalecimento, apoio e divulgação das manifestações artísticas das comunidades, especialmente as periféricas e de baixa renda.

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal e integra o programa Forma e Transforma. A realização é do Governo Federal, Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais, com apoio das Prefeituras dos municípios participantes.

Visualizar o catálogo

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais