Edição 2022 - Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular – Centro-Oeste

A região Centro-oeste de Minas Gerais, que em 2019 havia recebido o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, em 2022 foi contemplada com uma edição da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular.

As ações representam parte da diversidade cultural das cidades de Martinho Campos, Dores do Indaiá, Quartel Geral, Abaeté e Bom Despacho. A Mostra premiou 11 projetos individuais e dedicou um prêmio especial à cultura popular de Abaeté, que reuniu oito grupos de folia de reis, guardas e ternos de congos e um centro de Umbanda, no Encontro das Cultura Populares.

Mais de 430 pessoas estiveram envolvidas em Mostras Finais, inclusive com intercâmbios culturais entre artistas de diferentes municípios, que apresentaram shows musicais, contações de histórias, teatro de sombras, rodas de capoeira e promoveram feira de artesanato.

Visualizar o catálogo

Conheça os projetos desta edição:

Abaeté, Minas Gerais

  • Teatro de Sombras – Universo Produções

    Teatro de Sombras – Universo Produções

    A Universo Produções, criada em 2015, é uma produtora familiar dedicada a desenvolver projetos que contribuam para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais. Depois de participar de ações formativas com os grupos Galpão, Armatrux e Girinos, passou a criar também esquetes de teatro de sombra para bonecos.

Artinho Campos, Minas Gerais

  • Sabores de Abadia

    Projeto Raízes

    O projeto Raízes, cuja primeira 1ª. edição foi realizada em 2021, tem como propósito resgatar junto à comunidade afrodescendente de Martinho Campos a cultura afro-brasileira, através de oficinas culturais e rodas de conversa sobre a beleza da pessoa negra, racismo e a importância dos costumes, vestimentas, penteados, turbantes e adereços em geral.

  • Semente de Arte

    Sexta Cultural

    Iniciativa da Casa Arte e Cultura, tem por objetivos promover e difundir a cultura de Martinho Campos, através de apresentações e shows, feira de artesanato, oficinas e bate papos.

Bom despacho, Minas Gerais

  • Grupo Cultural Versos e Violas

    Grupo Afro Minas

    O grupo de capoeira Afro Minas foi fundado em 2006 na cidade de Martinho Campos e atua beneficiando a comunidade com aulas gratuitas de capoeira e danças afro-brasileiras. Em 2012 passou a ter um núcleo atuando também em Bom Despacho e desde 2017 atende no Ceac – Ponto de Cultura de Bom Despacho.

  • Toninho Saudade

    Toninho Saudade

    Antônio Marcos de Couto, o Toninho Saudade, é compositor, cantor e autor do livro autobiográfico “Tunico – Essa Tal Felicidade Mora Aqui”, lançado em 2021. Toninho tem mais de 25 anos de carreira e mais de 300 canções autorais, das quais uma grande parte retrata as suas origens e memórias e exalta o patrimônio material e imaterial de Minas Gerais.

  • Projeto Crescendo com Música

    Projeto Crescendo com Música

    O projeto Crescendo com Música foi criado em 2006 pelo maestro Nivaldo Santiago e sua esposa, Maria do Socorro. Beneficia crianças e jovens, entre 8 e 18 anos, com aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, violão, canto coral e musicalização infantil. O projeto funciona sob a coordenação do Coral Voz e Vida, e tem o apoio do FIA - Fundo da Infância e Adolescência e da ABAP - Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção.

  • Seu Cabral das Violas

    Seu Cabral das Violas

    Antônio José Cabral, conhecido como “Seu Cabral das Violas”, produz instrumentos a partir de bambu e madeira há mais de 20 anos. Suas peças estão nas mãos de renomados violeiros, inclusive estrangeiros, e são inventariadas como Patrimônio Imaterial de Bom Despacho.

Dores do Indaiá, Minas Gerais

  • Degustação de Quitandas

    Art' Manha

    O projeto Art´Manha funciona há nove anos na cidade de Dores do Indaiá e oferece aulas de capoeira para pessoas de todas as idades. O intuito é contribuir para a formação dos moradores e para a melhora da qualidade de vida na comunidade.

  • Salada Cultural

    Salada Cultural

    O projeto Salada Cultural, coordenado pelo artista plástico e designer de produtos Geraldo Martins Cruz, realiza oficinas de criação e confecção de adereços, máscaras, estandartes e figurinos para festas e carnaval, com materiais recicláveis.

  • Histórias e Brincadeiras

    Histórias e Brincadeiras

    Com a intenção de estimular a leitura, colaborar com resgate de memórias afetivas e ampliar o imaginário e a cultura dos que assistem, as apresentações do projeto Histórias e Brincadeiras usam como motivação a contação de histórias em praças tendo a natureza como cenário.

Encontro das Culturas Populares

  • Guarda Rosário de Maria

    Guarda Rosário de Maria

    A Guarda Rosário de Maria existe há seis anos e conta com cerca de 38 participantes. Os encontros e ensaios acontecem no Bairro Santo Antônio.

  • Guarda Congo Vilão

    Guarda Congo Vilão

    A Guarda Congo Vilão é um grupo de congado pertencente à Associação do Congado de Abaeté, da Paróquia Bom Pastor. Foi fundado em 2008 e conta com cerca de 40 participantes.

  • Folia Mensageiros da Paz

    Folia Mensageiros da Paz

    A Folia Mensageiros da Paz existe há dois anos e é formada 15 componentes, principalmente jovens e crianças moradores do Bairro Bernardo Soares de Farias.

  • Terno Estrela da Guia

    Terno Estrela da Guia

    O Terno de Congado Estrela da Guia se reúne há oito anos no Bairro de Bela Vista e tem cerca de 30 participantes.

  • Casa de Caridade Cruzeiro Divino

    Casa de Caridade Cruzeiro Divino

    A Casa de Caridade Cruzeiro Divino existe desde 2017, no Bairro Marmelada, e conta com mais de 80 membros. No espaço funciona um Centro de Umbanda, que, além de se dedicar às reuniões religiosas, realiza ações sociais de distribuição de alimentos e brinquedos para famílias da comunidade.

  • Guarda Rosas de Ouro

    Guarda Rosas de Ouro

    Uma das mais antigas guardas de congado de Abaeté, a Rosas de Ouro existe há 35 anos, com 32 membros. A guarda se reúne no Bairro Bela Vista.

  • Guarda Estrela do Rosário

    Guarda Estrela do Rosário

    A Estrela do Rosário, fundada em 2011, é uma guarda de congado composta por 37 membros.

  • Unidos de Nossa Senhora Aparecida

    Unidos de Nossa Senhora Aparecida

    Unidos de Nossa Senhora de Aparecida é um terno de congada fundado em 2004, atualmente com 46 integrantes.

Quartel Geral, Minas Gerais

  • Resgate de Tradição

    Senzala de Minas

    O Senzala de Minas é uma oficina de capoeira do projeto social Inspira Birimba, dedicado à preservação das raízes culturais herdadas pelos afrodescendentes. Funciona há três anos na cidade de Quartel Geral e promove rodas de capoeira em locais públicos.

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais