Edição 2024 - Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular MG

Celebrando os 21 anos do Favela é Isso Aí, a Edição 2024 da Mostra da Diversidade Cultural – Imagens da Cultura Popular trouxe novo formato e novas atrações.

Tendo como fio condutor a Exposição comemorativa dos 21 anos do Favela é Isso Aí, a Mostra foi realizada em 10 cidades mineiras: João Monlevade (Região Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral (Centro-Oeste de Minas), Carbonita e Senador Modestino Gonçalves (Vale do Jequitinhonha) e Belo Horizonte (Região Metropolitana), com a Mostra intercâmbio.

As exposições em cada cidade foram marcadas pela presença forte das escolas locais, com atividades educativas e de mediação com alunos de professores da rede pública de ensino.

Além das exposições, com fotos e vídeos sobre a cultura e o patrimônio de cada cidade, a Mostra contou com diversas atrações, espetáculos de dança, performance, música, teatro, palestras e feira de produtos artesanais.

Após um ano de circulação por vários territórios, a Mostra Intercâmbio chegou em Belo Horizonte, onde se somou ao projeto Favela é Isso Aí: 20 anos de história. Juntos, os dois projetos permitiram ampliar as ações na Capital, com um evento composto por programação descentralizada e com a participação de artistas das favelas de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais.

Além dos eventos próprios, foram apoiados vários eventos de parceiros, integrados à programação, realizados por entidades e produtores culturais das favelas de Belo Horizonte.

Esta edição da Mostra foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Contou com o patrocínio da ArcelorMittal e da Belgo Arames, apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – através do Espaço do Conhecimento e também do Departamento de Turismo – e realização do Favela é Isso Aí, do Governo de Minas, através da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

O catálogo da Mostra, que pode ser visto a seguir, traz um pouco de cada uma das cidades e seus artistas, contribuindo assim para sua visibilidade, promoção e fortalecimento. Esta sempre foi a missão do Favela é Isso Aí: fazer pontes, tecer parcerias e apoiar as manifestações artísticas das comunidades, especialmente as periféricas e de baixa renda.

Acessar o catálogo

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais