
Luteria Artesanal Cultural
Os irmãos Douglas e Delson Bomfim herdaram do pai o oficio de Luthier e se dedicam à fabricação de instrumentos musicais, em especial da viola caipira e do violino.
Em 2021, a Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular contemplou, mais uma vez, as cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, na edição Território Jequitinhonha. Foram destacadas 12 iniciativas, que revelam parte da cultural da região. Diversificada, a mostra traz ações de preservação da cultura local que contribuem, principalmente, para a transmissão de saberes ancestrais, nas áreas da dança, música, fotografia, culinária e artesanato.
Os artistas e agentes culturais envolvidos participaram de curso online e presencial de introdução ao audiovisual, com experientes professores da área. Posteriormente, cada um deles produziu um vídeo documentário sobre o seu trabalho desenvolvido junto à comunidade.
Os documentários estão em exibição permanente no canal do Favela É Isso Aí, no YouTube – clique aqui
Visualizar o catálogoOs irmãos Douglas e Delson Bomfim herdaram do pai o oficio de Luthier e se dedicam à fabricação de instrumentos musicais, em especial da viola caipira e do violino.
Anualmente Abadia recebe romarias de várias regiões do Brasil, que vão ao município agradecer, celebrar e pedir graças à padroeira Nossa Senhora de Abadia. Os romeiros são atraídos ainda pela culinária local e pelos belos rio, Água Limpa e Araçuaí, que banham o distrito.
O Grupo Versos e viola se dedica a manter viva as tradições culturais da comunidade. Através de cantigas de roda, versos e brincadeiras, buscam fortalecer a identidade cultural e os vínculos comunitários.
A Dança das Baianas é uma tradição entre mulheres da comunidade rural do Retiro, por isso Baianas do Retiro. Na Noite de Natal, elas se vestem de baianas e, cantando e dançando, levam oferendas ao Menino Jesus.
Carbonita tem uma maneira singular de produzir a farinha de mandioca. A fabricação artesanal da farinha de mandioca é a principal fonte de renda de muitas famílias do município.
Mulheres da Lagoa, povoado de Carbonita, contam histórias e apresentam as cantigas e as brincadeiras antigas que faziam parte da infância da comunidade. Resgate cultural dedicado a crianças e adolescentes que frequentam a Casinha de Cultura Flor de Mutamba.
No projeto, o artesanato em palha e fibra de bananeira é apresentado por artesãs de Senador Modestino Gonçalves, desde a colheita da palha, seu preparo e produção de peças.
O Grupo de Dança Top Girls, há cerca de três anos, faz um importante trabalho de inclusão social de crianças e adolescentes através da dança, na cidade de Senador Modestino Gonçalves.
O projeto se dedicou a registrar moradores de Senador Modestino Gonçalves contando lendas e causos que fazem parte do imaginário coletivo da comunidade.
Os moradores de Senador Modestino Gonçalves têm uma receita única para fazer queijo artesanalmente, que é vendido em toda a região.
Adryel Ribeiro Oliveira faz uma exposição virtual em homenagem ao pai, Antônio Cloves de Oliveira, fotógrafo de Senador Modestino Gonçalves. A mostra traz imagens de acontecimentos importantes da história da cidade, registrados pelo fotógrafo ao longo das últimas décadas.
Projeto apresenta um encontro com José Inácio da Cruz, o Nego da Sanfona. Ele fala da sua carreira musical que começou aos oito anos de idade.
Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras
Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.
Conheça os livros