Edição 2019 - Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular - Jequitinhonha

Em sua primeira edição no Vale do Jequitinhonha, o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local atendeu a projetos realizados nas cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves que representassem a cultura popular e o patrimônio imaterial da região.

Mesmo com o cancelamento do evento final, em virtude da pandemia do Covid-19, as ações realizadas pelas 12 iniciativas apoiadas envolveram 300 trabalhadores da cultura, entre artistas e técnicos e atingiram um público total de 3.375 pessoas.

A Mostra, de longa duração, teve 28 eventos, sendo 17 apresentações artísticas / shows abertos ao público, sete oficinas e workshops e quatro eventos de outros tipos (cortejo, desfile, concurso)

Visualizar o catálogo

Conheça cada um dos premiados:

Carbonita, Minas Gerais

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Oficina de Músicas Populares Brasileiras

    O projeto busca valorizar artistas de Carbonita, desenvolvendo habilidades musicais. São ofertadas oficinas de violão, cavaquinho e canto. Objetiva ainda a inclusão social e a formação de novos grupos musicais, realização de apresentações e incentivo à valorização e manutenção da música popular presente no cotidiano.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Roda de trespassar de Mercadinho

    Típica manifestação cultural da região, a Roda é um estilo de dança que transcende gerações dos antigos povoamentos do então Santo Antônio de Mercadinho – Distrito de Carbonita. Atualmente o grupo é composto por 32 integrantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos, e busca valorizar a cultura popular local. Na Mostra final será realizado um cortejo, seguido por uma animada dança com versos e cantorias entoados pelos integrantes e violeiros do grupo.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Grupo Cultural Versos e Viola

    O grupo Cultural Versos e Viola é formado por moradores de Abadia, Distrito de Carbonita. Com o objetivo de resgatar e manter vivas as tradições culturais da região, desenvolver a cultura local, fortalecer a identidade cultural e os vínculos comunitários, realiza apresentações musicais e oficinas de versos, cantigas e brincadeiras de roda.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Semente de Arte

    O projeto, de iniciativa da artesã Luciana Lourenço e realizado no Distrito de Abadia, traz trabalhos artesanais com palha de bananeira, folhas e caules de árvores, cipós, sementes, pedras e outros materiais. Propõe capacitar e aperfeiçoar as artesãs do local.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Saberes e tradições da beira do rio Jequitinhonha

    Através de pesquisas para identificar e reavivar manifestações culturais tradicionais das comunidades rurais da beira do Rio Jequitinhonha, o projeto envolveu alunos da comunidade de Lagoa, município de Carbonita. Na mostra final será apresentada a dança da baiana, reavivada ao longo das ações, com participação comunitária.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Sabores da Abadia

    Iniciativa de Elisabete e Aparecida Nazareth, reconhecidas por prepararem comidas tradicionais do vale do Jequitinhonha, o projeto busca valorizar a rica culinária local. Na mostra final trarão degustação de alguns quitutes típicos e feira de comidas da região, despertando nas pessoas o conhecimento e a vivência dos sabores da culinária tradicional da Abadia.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Grupo Teatro Mirim de Carbonita

    O projeto propõe a formação artística, o desenvolvimento de habilidades, inclusão e oferta de momentos lúdicos para crianças, através de oficinas e apresentações teatrais. Como resultado das oficinas de formação, na mostra final será apresentado um espetáculo para o público carbonitense.

Senador Modestino Gonçalves, Minas Gerais

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Arte de Criar Memórias

    O grupo de artesãos, composto por seis pessoas e aberto a novos integrantes, realiza trabalhos artesanais em crochê, tricô, palha de bananeira e cabaça. O objetivo é ampliar a criatividade, com o uso de materiais naturais e recicláveis, contribuindo para o desenvolvimento humano por meio de ações em escolas e em feira de produtores rurais.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Projeto Reconto

    “Reconto” é um projeto de contação de histórias baseado nos costumes e tradições culturais do Vale do Jequitinhonha, principalmente das regiões banhadas pelo Rio Araçuaí. Buscando resgatar essa tradição, na mostra será realizado cortejo com os alunos do Centro Infantil Abelhinha Feliz, contação de histórias, cantigas e danças.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Caminho das Cordas

    O projeto tem como objetivo incentivar crianças, jovens e adultos a desenvolverem seu potencial artístico, ampliando o interesse pela música. Para a mostra final será apresentado um show de violas e violões, com repertório de músicas sertanejas de raiz, que incentivam também a manutenção da tradição de Folia de Reis, Divino, Marujadas e Congadas.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Renascer da Tradição

    A partir da pesquisa das festas, melodias e costumes transmitidos entre gerações, o projeto busca contribuir para a preservação da tradição da Folia de Reis, unir foliões antigos, promover o gosto pela folia, desenvolver o lado religioso e aproximar jovens dos saberes tradicionais. Com ações em escolas municipais e apresentações em feira rurais, fará um cortejo na mostra final.

  • Imagem de exemplo do placeholder

    Top Girls

    O projeto “É Tempo de Resgatar e Inovar”, do grupo Top Girls, busca resgatar a cultura local com formação, inovação e lazer para meninas pré-adolescentes. Realiza oficinas, pesquisa artística, ensaios e apresentações, além de atividades culturais que gerem vínculos entre as participantes e a comunidade. Na mostra final apresentarão a dança da peneira e coreografia de forró moderno, um convite para o público em geral e casais da melhor idade.

Veja outras edições

Editora Favela é Isso Aí

Mostra a diversidade cultural das periferias brasileiras

Desde 2004, com o lançamento do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Favela é Isso Aí vem se dedicando a pesquisar e publicar dados sobre as manifestações culturais dos territórios onde atua. Nestes mais de 15 anos já foram publicados 21 volumes.

Conheça os livros

Acompanhe nas redes sociais